O ex-zagueiro Marinho Peres morreu na noite desta segunda-feira (18). Ele tinha 76 anos e estava internado havia um mês. O óbito foi confirmado pela viúva, em suas redes sociais. Não foi divulgada a causa.
Marinho Peres teve uma carreira de destaque, sendo campeão paulista em 1973, atuando pelo Santos. Ele também conquistou o título brasileiro de 1976 pelo Internacional-RS e jogou por Palmeiras e Portuguesa.
Além de defender clubes grandes no Brasil, Marinho atuou no Barcelona e na seleção brasileira, na qual disputou a Copa do Mundo de 1974, na Alemanha, como titular da zaga e capitão da equipe.
Dono de cidadania espanhola, o então jogador quase precisou servir as Forças Armadas do país europeu. A diretoria do clube catalão não conseguiu sua liberação e, quando a Marinha quis convocá-lo, a saída foi negociá-lo com o Internacional. Dessa forma, ele retornou ao Brasil.
Seu último clube foi o América-RJ, que também foi o primeiro que o contratou como técnico. Como treinador, ele passou por Santos (em 1998 e 2008) e Botafogo (entre 1996 e 1997).
Sucesso em Portugal
Porém, obteve maior êxito em Portugal. Treinou times como Vitória de Guimarães, Sporting e Belenenses. Pelo último, conquistou a Taça de Portugal, em 1989.
Seu estado de saúde não era bom desde 2019, quando sofrera um AVC (acidente vascular-cerebral).