Foto; Raul Baretta/Santos FC

O Santos se prepara para uma nova decisão, desta vez diante do Fluminense, nesta quarta-feira (29), às 19 horas, na Vila Belmiro, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O confronto terá transmissão do Premiere, o sistema Pay-Per-View.

Cenário

Com 43 pontos e na 15ª colocação, antes do início da rodada, o Peixe viu o Cruzeiro vencer o Goiás, por 1 a 0, na segunda-feira (27), e ultrapassá-lo por 1 ponto na tabela de classificação. O time ainda precisa da vitória para se distanciar da zona de reixamento.

Em 16º vem o Vasco, com 42, que joga na noite desta terça (28), contra o Corinhians, em São Januário, a partir das 21h30. O Timão tem 44 e está em 14º. O Bahia, primeiro clube na zona de rebaixamento, com 41, recebe o São Paulo, na Arena Fonte Nova, em Salvador, às 20 horas, também na quarta (29).

Santos

Após o empate heroico contra o Botafogo, por 1 a 1, no último domingo (26), o técnico Marcelo Fernandes ganhou dois desfalques para o jogo desta quarta (29): Nonato e Lucas Lima levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. Além disso, o treinador não poderá contar com Tomás Rincón, que ainda não se recuperou de uma lesão muscular na coxa direita.

Em compensação, o técnico santista recebeu duas boas notícias no treino de segunda (27). Dodô e Alfredo Morelos se recuperaram de lesão e ficam à disposição da comissão técnica. O primeiro deve voltar a ser titular na zaga, ao lado de Joaquim e Messias. Morelos deve ir para o banco de reservas.

No meio-campo, Rodrigo Fernandéz e Jean Lucas têm vagas asseguradas, junto dos alas Kevyson e Lucas Braga. Resta saber quem será o último atleta a preencher o setor. Camacho e Dodi são opções, mas Fernandes pode escalar um time com um terceiro atacante. Nesse caso, Mendoza e Maxi Silveira surgem como possíveis opções oara compro o trio com Marcos Leonardo e Soteldo no ataque.

Provável escalação do Santos: João Paulo; Messias, Joaquim e Dodô; Kevyson, Rodrigo Fernandéz, Jean Lucas e Lucas Braga; Soteldo, Marcos Leonardo e Maxi Silveira (Mendoza, Camacho ou Dodi).

Quem está fora: Alison (lesão no joelho esquerdo), Sandry (lesão no joelho esquerdo), Alex Nascimento (fratura no tornozelo direito), João Basso (em transição com a equipe de fisioterapia), Felipe Jonatan (em transição física), Zabala (em transição física), Tomás Rincón (em transição com a equipe de fisioterapia), Nonato (Suspsenso pelo terceiro cartão amarelo) e Lucas Lima (suspenso pelo terceiro certão amarelo).

Pendurados: Joaquim, Messias, Gabriel Inocêncio e Julio Furch.

Fluminense

Atual campeão da Copa Libertadores da América, o time treinado por Fernando Diniz, ao contrário do que se imaginava, não largou mão do Campeonato Brasileiro. Desde a conquista do troféu continental, foram quatro jogos, com duas vitórias e dois empates. Diniz, porém, deve poupar alguns jogadores para o confronto contra o Santos, com vistas ao Mundial de Clubes, que será disputado no mês de dezembro.

O lateral-esquerdo Marcelo é um dos que não viajaram com a delegação por causa do desgaste físico. Os zagueiros Marlon, com dores no joelho esquerdo, e Felipe Melo, que sofreu um problema muscular diante do Coritiba, também serão preservados. O lateral-direito Samuel Xavier, com entorse no joelho esquerdo, não jogará na Vila Belmiro.

A boa notícia para os torcedores do Flu é que os volantes Alexsander e Martinelli, que cumpriram suspensão, estão à disposição de Fernando Diniz. No ataque, todos os titulares serão relacionados, mas a escalação depende da avaliação do treinador e do departamento médico.

Paulo Henrique Ganso, por exemplo, iniciou no banco diante do Coritiba e só entrou no segundo tempo. O mesmo deve acontecer com outros atletas contra o Santos.

Provável escalação do Fluminense: Fábio; Guga, Nino, David Braz e Diogo Barbosa; André, Martinelli, Ganso e Arias; Cano e John Kennedy.

Quem está fora: Jorge (joelho direito), Gustavo Apis (joelho esquerdo), Keno (dores na coxa esquerda), Marlon (dores no joelho esquerdo), Felipe Melo (dores musculares no joelho direito) e Samuel Xavier (entorse no joelho esquerdo).

Pendurados: Arias, David Braz, Diogo Barbosa, Ganso, Guga, Keno, Lelê, Leo Fernández, Marlon.

Arbitragem

Árbitro: Anderson Daronco (Fifa);

Assistente 1: Rafael da Silva Alves (Fifa);

Assistente 2: Michael Stanislau;

Quarto árbitro: Rafael Rodrigo Klein;

VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior;

Assistentes do VAR: Clovis Amaral da Silva e Diego Pombo Lopez;

Observador do VAR: Alicio Pena Junior.