A International Board (Ifab), organismo responsável por regular as leis que regem o futebol no mundo, anunciou, nesta quarta-feira (15), que aprovou o aumento no número de substituições por partida na próxima temporada. A nova determinação permite cinco trocas por equipes, ao invés de três.
A decisão de aplicar a medida, porém, ficará a critério de cada país.
A justificativa para as cinco substituições se deve ao calendário de todas as ligas europeias que ficaram apertados na temporada 2020/2021. Com isso, atrasou toda a programação, por causa da paralisação provocada pela pandemia do novo coronavírus.
Além disso, a Eurocopa e a Copa América, que deveriam ser disputadas em 2020, ficaram para junho de 2021, o que aperta ainda mais o calendário.
Integridade física
Conforme o comunicado oficial divulgado pela Ifab, o objetivo é manter a integridade física dos jogadores e o nível dos jogos.
Dessa forma, a possibilidade de realizar cinco substituições será adotada. Contudo, os treinadores terão somente três interrupções durante a partida para isso. As alterações realizadas no intervalo não contam para esse número.