Foto: Raul Baretta/Santos FC

O histórico rebaixamento do Santos à Série B do Campeonato Brasileiro teve uma grande repercussão na imprensa internacional. Periódicos de várias partes do mundo destacaram o inédito descenso do Alvinegro Praiano, como sendo o “time de Pelé e Neymar”. Além, é claro, de mencionar a confusão no pós-jogo, que aconteceu no gramado e nos arredores da Vila Belmiro.

O jornal espanhol Marca escreveu: “O drama do Santos de Pelé e Neymar: incêndios na cidade após o primeiro rebaixamento de sua história. Em seu primeiro ano sem o eterno ídolo Pelé, falecido em 29 de dezembro de 2022, o Santos deixou o seleto grupo de quem nunca havia sido rebaixado no Campeonato Brasileiro”.

O também espanhol Mundo Deportivo seguiu o mesmo tom. “O Santos foi rebaixado esta quarta-feira pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, numa derrota que provocou tumultos entre os seus torcedores e o incêndio de veículos nos arredores do estádio”.

Já o português A Bola ressaltou o clima sepulcral que se instalou na Vila após o fim do jogo. “O Santos caiu pela primeira vez e, num ápice, as lágrimas de jogadores e torcedores nas arquibancadas do Estádio Vila Belmiro passaram para violência nas suas imediações. A polícia tentou controlar o descontentamento do povo, porém as agressões e o vandalismo acabaram por levar a melhor”.