Desastre! O Santos viajou até o Paraná, jogou mal e perdeu de 3 a 0 para o Athletico Paranaense, no estádio Ligga Arena, na noite deste domingo (3), em jogo válido pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Os gols da vitória foram marcados por Vitor Bueno, Madson e Willian Bigode. O resultado deixa o Santos na 15ª colocação, com 43 pontos, a dois da zona do rebaixamento, que tem o Bahia, com 41, em 17°. Entre eles, tem o Vasco, com 42.
O Peixe, porém, vai levar para a última rodada a sua briga contra o descenso à Série B de 2024. Vai ser na quarta-feira (6), contra o Fortaleza, às 21h30, na Vila Belmiro. O jogo é válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro.
Primeiro tempo
Demorou, mas o Furacão, apelido do time paranaense, levou perigo ao gol santista. Vitor Bueno recebeu a bola, sem marcação, e, de frente para o goleiro, João Paulo chutou sobre a meta.
O Santos respondeu. Em cobrança de falta, Joaquim ganhou pelo alto, cabeceou, mas viu Bento fazer a sua primeira defesa na partida. Os donos da casa passaram a maior parte do tempo com a posse de bola, mas eram pouco efetivos no ataque.
Após boa trama ofensiva do Peixe, Julio Furch recebeu livre e esperou o tempo certo para bater ao gol, mas chutou para fora. O Santos melhorou em campo. Soteldo e Jean Lucas, ambos de fora da área, quase abriram o marcador para os visitantes.
Nos acréscimos, João Paulo rebateu, com a mão direita, uma boa cabeçada do defensor Cacá. De falta, Vitor Bueno cobrou no canto e abriu o placar para o Athletico Paranaense: 1 a 0. O gol jogou um balde de água fria no bom momento do Santos.
Segundo tempo
Os resultados da rodada ajudaram o Santos a ter um controle emocional da partida, pois Bahia e Vasco perdiam seus respectivos confrontos até aqui. O Santos era incisivo na 2ª etapa e apostava nas bolas aéreas para buscar a virada.
O Furacão picotava o duelo com muitas faltas, principalmente sobre Soteldo. O técnico Marcelo Fernandes, sabedor de que uma vitória poderia acabar com as chances de rebaixamento do Peixe, chamou Steven Mendoza, que entrou no lugar de Dodô.
De cabeça, Messias quase deu o empate ao Santos. Vitor Bueno cruzou nas costas da zaga e viu Madson cabecear e marcar o segundo gol do Furacão.
Mesmo com o gol, o técnico Wesley Carvalho mexeu no Athletico: Christian, Madson e Vitor Bueno saíram para as entradas de Alex Santana, Bruno Peres e Bruno Zapelli. Pelo Santos, Lucas Lima e Marcos Leonardo foram acionados para substituírem Julio Furch e Nonato.
De fora da área, Fernandinho chutou e obrigou João Paulo a fazer ótima defesa. Na sua despedida do Athletico, Vitor Roque saiu aplaudido e viu Willian Bigode o substituir.
No Santos, Rodrigo Fernandéz e Rincón deram lugares aos atletas Alfredo Morelos e Gabriel Inocêncio. Nos acréscimos, Bruno Peres recuperou uma bola de linha de fundo e toocu para Willian. O atacante paranaense girou sobre Joaquim e sacramentou o desastre santista: 3 a 0. O Peixe não se encontrou em campo e carrega seu drama contra o rebaixamento à Série B para a última rodada.