O artilheiro Marcos Leonardo - Foto: Ivan Storti/Santos FC

Com o gol que fez na vitória, de virada, sobre o Bahia por 2 a 1, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o atacante Marcos Leonardo atingiu a expressiva marca de 50 gols com a camisa do Santos.

O camisa 9 fez sua estreia pelo Alvinegro no dia 4 de outubro de 2020, no triunfo por 3 a 2 sobre o Goiás, no Estádio da Serrinha. Na ocasião, ele entrou no segundo tempo e marcou o terceiro gol santista.

Em sua primeira temporada entre os profissionais, Marcos Leonardo marcou cinco gols em 22 jogos. Em 2021, foram sete em 40 e, em 2022, foram 21 em 57 partidas.

Em 36 jogos neste ano, o menino da vila já marcou 17 gols. Na má fase do Peixe no Brasileirão, ele é um “diferencial”, ao ser o artilheiro di clube no torneio e o terceiro no geral.

Pelo campeonato nacional, o atacante já assinalou nove gols em 18 jogos. Além disso, soma duas assistências.

De acordo com dados do Sofascore, o atacante precisa de 142 minutos para participar de um gol, tem 38 chutes, com 18 deles no alvo. E ainda: tem 50% de aproveitamento nas conversões de chances claras.

Com o Santos em má fase no Brasileirão deste ano e as eliminações precoces na Copa do Brasil e Sul-Americana, Marcos Leonardo quase foi vendido para a Roma, da Itália.

Com a proposta de 12 milhões de euros na mesa (quase R$ 60 milhões), mais os adicionais por metas estabelecidas em contrato, o atacante gostou da proposta do clube italiano.

Porém, com as vendas de outros meninos da vila, Ângelo e Deivid Washington, ambos se transferindo para o Chelsea, da Inglaterra, o Peixe não o liberou.

Com a recusa da parte da diretoria pela proposta da Roma, o camisa 9 se negou a treinar no CT Rei Pelé e ficou fora da derrota por 4 a 0 para o Fortaleza, no Ceará.

Sem a venda, Alexandre Gallo, coordenador de Esportes do clube, e Diego Aguirre, então técnico do Peixe, o convenceram a ficar.

Depois do rearranjo entre as partes, Marcos Leonardo se recolou à disposição do time e marcou dois gols nos últimos cinco jogos.

Com o camisa 9 motivado, o Santos receberá o Vasco, no dia 1º de outubro, na Vila Belmiro, às 16 horas.

Veja detalhes dos gols de Marcos Leonardo no Santos

  • Gols em Brasileirões: 31;
  • Gols em Paulistas: 8;
  • Gols na Copas do Brasil: 6;
  • Gols na Sul-Americana: 3;
  • Gols na Libertadores: 2;
  • Maior vítima: Corinthians, 5 gols.