Em jogo fraco no aspecto técnico, Santos e Cuiabá não saíram do 0 a 0, na noite desta segunda-feira (6), na Vila Belmiro, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. As duas equipes praticaram um futebol de baixo nível, o que acabou decepcionando boa parte da torcida do Peixe.
Com o empate, o Santos subiu para a 14ª colocação, com 38 pontos, a um de distância do primeiro clube da zona do rebaixamento, o Cruzeiro, com 37. O próximo compromisso do Peixe é nesta quinta-feira (9), contra o Goiás, às 19 horas, no Estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia.
Apesar do resultado frustante para o torcedor santista, o empate em 0 a 0 encerra uma sequência de 21 jogos seguidos sofrendo gols no Campeonato Brasileiro. A última vez que a defesa santista não tinha sido vazada foi no dia 10 de junho de 2023, no 0 a 0 contra o Coritiba, pela 10ª rodada, fora de casa.
Jogo duro
O Santos entrou em campo com o seu terceiro uniforme, da cor azul escura, que faz uma homenagem à cultura asiática. O Cuiabá, por sua vez, veio com o tradicional verde e amarelo. Com a bola rolando, as duas equipes se anulavam e pouco chegavam ao ataque. No 4-3-3, o Santos tinha dificuldades em se organizar ofensivamente. Soteldo, bem marcado, passou discreto.
A primeira chegada – e a única da 1ª etapa – com perigo do Cuiabá veio pelos pés de Clayson, num bola recuperada no campo de ataque. O camisa 11 invadiu a área, levou para o confronto individual com o zagueiro Messias, mas bateu para fora da meta de João Paulo. E foi só. Os 45 minutos da etapa inicial foram fracos na Vila Belmiro.
Segundo tempo
Insatisfeito com o desempenho da primeira etapa, o técnico Marcelo Fernandes promoveu duas alterações no time: Lucas Lima e Mendoza deram lugar a Nonato e Maxi Silveira.
O Cuiabá voltou melhor para o segundo tempo, mas não era o suficiente para levar perigo à meta santista.
Aos 21, Rincón roubou a bola de Deyverson e, com o gol aberto, chutou forte para a defesa do arqueiro Walter. Foi o primeiro arremate do Peixe no gol dos visitantes no jogo.
O treinador António Oliveira efetuou duas alterações no Cuiabá: Jonathan Cafu e Clayson saíram para as entradas de Derek e Welington Silva. Com dores na coxa, João Lucas deu lugar ao também lateral Júnior Caiçara.
Em belo lançamento sobre as costas da zaga santista, Júnior Caiçara falhou e Derek invadiu a área. Sozinho, ele optou por bater ao gol e chutou para fora. O jogo ganhava contornos imprevisíveis. No contra-ataque, Maxi Silveira recebeu na área e cruzou rasteiro, mas nenhum atacante do Santos aproveitou.
Mais duas mexidas no Cuiabá: Deyverson, Riquelme e Denílson saíram e, em seus luagres, entraram Filipe Augusto, Isidro Pitta e PK. O camisa 10 do Peixe, Soteldo, foi substituido e deu lugar a Julio Furch. Perto dos acréscimos, Dodi entrou na vaga de Jean Lucas, falhou e viu Isidro Pitta colocar na cabeça de Derek. O avante cuiabano cabeceou, mas sem perigo.
Nem mesmo os seis minutos de acréscimo foram capazes de proporcionar a abertura do marcador e a Vila Belmiro viu um 0 a 0 sem graça.