Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Em razão da disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, o Santos vai ganhar um descanso de 15 dias sem jogos. Nesse período, o clube pretende recuperar atletas que lesionados ou com desgaste físico devido à maratona de partidas em sequência (foram três nos últimos sete dias).

No entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) usará o período livre para cumprir duelos que foram adiados em virtude da participação de clubes brasileiros nas finais de torneios continentais (Libertadores e Sul-Americana).

São cinco jogos, mas apenas três deles envolvem clubes da parte de baixo da tabela. Neste sábado (18), Fortaleza e Cruzeiro se enfrentam, às 18h30, na Arena Castelão, na capital cearense.

O clube do Nordeste é o 12°, com 43 pontos e 32 jogos. O time mineiro, por sua vez, é o primeiro clube na zona do rebaixamento, com 37 pontos e as mesmas 32 partidas. Uma vitória dos donos da casa, levaria o Leão do Pici aos 46 pontos, nove à frente dos mineiros. Com o triunfo, o Cruzeiro chegaria o 40 e sairia do temível Z-4. Em seu lugar, entraria o Bahia, com 38.

Na quarta-feira (21), há um novo jogo crucial na briga contra o rebaixamento, e que todos os torcedores do Santos deverão assistir. A partir das 19 horas, no Mineirão, em Belo Horizonte, Cruzeiro e Vasco da Gama medem forças. O time carioca tem 40, na 15ª posição, com dois pontos a menos em relação ao Santos. Se vencer, o Vasco passará o Peixe na tabela de classificação.

Agora, em caso de triunfo do clube mineiro, o Cruzeiro passaria o Peixe na tabela, com 43 pontos. Nesse cenário, clubes como Fortaleza e Internacional também entrariam na luta contra o Z-4. No momento, ambos têm 43 pontos. Além disso, há o Corinthians, com 44, na 11ª posição. O último confronto decisivo é o duelo entre Fortaleza e Botafogo, que acontecerá no dia 23 de novembro, uma quinta-feira, às 19 horas, também no Castelão.

Mesmo num cenário pessimista, no qual Cruzeiro ou Vasco ultrapassse o Santos, a equipe de Marcelo Fernandes não poderá entrar na zona de rebaixamento durante o hiato sem partidas. Isso porque o Bahia, com 38 pontos, também não joga. Desse modo, a distância, a partir do princípio de que mineiros e vascaínos ganhem um jogo cada, ficaria em quatro pontos para o Z-4. Na melhor das hipóteses, a distância seria de cinco pontos, desde que o Cruzeiro saia derrotado nos seus dois jogos.

Veja como está a classificação da Série A, levando em consideração os clubes da 11ª posição em diante:

11° – Corinthians, com 44 pontos (34 jogos)
12° – Fortaleza, 43 pontos (32 jogos)
13° – Internacional, 43 pontos (34 jogos)
14° – Santos, 42 pontos (34 jogos)
15° – Vasco da Gama, 40 pontos (33 jogos)
16° – Bahia, 38 pontos (34 jogos)
17° – Cruzeiro, 37 pontos (32 jogos)
18º – Goiás, 35 pontos (34 jogos)
19° – Coritiba, 29 pontos (34 jogos)
20° – América/MG, 21 pontos (34 jogos)