Por Yuri Ferreira
A Fifa anunciou, nesta quarta-feira (4), um modelo único de sediamento de Copa do Mundo para a edição de 2030. As novas sedes do torneio foram anunciadas: a competição será disputada pela primeira vez em três continentes, em seis países diferentes.
Copa do Mundo 2030 – escolha das sedes
A Copa do Mundo de 2030 será disputada em seis países diferentes e em três continentes: América do Sul (Uruguai, Paraguai e Argentina), Europa (Portugal, Espanha e Marrocos) e África.
O jogo de abertura será no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, em homenagem à primeira edição do mundial, em 1930. As seis seleções — Espanha, Portugal, Marrocos, Uruguai, Argentina e Paraguai — estão automaticamente qualificadas para a Copa do Mundo.
A ideia da Fifa é internacionalizar o torneio e aumentar a receita com patrocínio, ingressos e dar um ar mais internacional ao torneio. O desejo é agradar ao máximo os países candidatos e manter o equilíbrio político com as federações, o que acaba inflando o número de sedes do torneio.
Copa do Mundo 2026 – sedes
A decisão da Fifa consolida o modelo que foi implementado para a próxima edição do torneio. A Copa do Mundo de 2026 será sediada nos Estados Unidos, Canadá e México, com um total de 16 cidades-sede. Onze estádios serão nos Estados Unidos, três no México e dois no Canadá. As fases finais do torneio serão disputadas apenas nos EUA. Confira os estádios e cidades em que a Copa será realizada:
Estados Unidos
- Lumen Field – Seattle
- Levi’s Stadium – Santa Clara
- SoFi Stadium – Los Angeles
- Arrowhead Stadium – Kansas
- AT&T Stadium – Arlington
- Mercedes-Benz Stadium – Atlanta
- NRG Stadium – Houston
- State Farm Stadium – Glendale
- Camping World Stadium – Orlando
- Lincoln Financial Field – Philadelphia
- MetLife Stadium – Nova Iorque
México
- Estadio Azteca – Cidade do México
- Estadio BBVA – Guadalupe
- Estadio Akron – Jalisco
Canadá
- Commonwealth Stadium – Edmonton
- BMO Field – Toronto
Copa 2034 – Sede
A sede da Copa do Mundo de 2034 ainda não foi oficialmente anunciada pela Fifa, mas vários países já se preparam para pedir à entidade a possibilidade de trazer o Mundial para seu território.
Entre eles, estão a China, que busca impulsionar o futebol no país e já declarou que deseja sediar uma Copa do Mundo no futuro. O Egito também já manifestou interesse em sediar a competição, tanto em 2030 quanto em 2034, assim como a Nigéria, que estuda uma candidatura futura para sediar o Mundial de 2034, seja como nação única ou em um pleito com mais países.
Outros possíveis candidatos incluem a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), que propõe um Mundial de Futebol com jogos disputados em cinco países do sudeste asiático, e a Austrália, que já concorreu para sediar a Copa do Mundo de 2022 e pode disputar novamente em 2034. Além disso, a Arábia Saudita, com o forte investimento em futebol iniciado neste ano, também pode ser uma candidata forte para a Copa de 34.