A Conmebol anunciou nesta terça-feira (13) um acordo com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech para receber, por meio de doação, 50 mil doses da CoronaVac que serão aplicadas em jogadores dos principais clubes masculinos e femininos da América do Sul, assim como profissionais envolvidos nos torneios.
Como a CoronaVac é uma vacina aplicada em duas doses, a doação para a Conmebol será suficiente para imunizar até 25 mil pessoas. “É a melhor notícia que a família do futebol sul-americano pode receber, à qual devemos nossos melhores esforços na Conmebol”, afirmou, em nota, o presidente da organização, Alejandro Domínguez.
“Este é um grande passo para derrotar a pandemia de Covid-19, mas de forma alguma significa que estamos baixando a guarda. Vamos manter o nosso trabalho responsável, que nos permitiu concluir os nossos torneios com tranquilidade e sem alterar os formatos ”, completou.
Agradecimento
No comunicado, a Conmebol também fez um agradecimento ao presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, e ao embaixador do Uruguai na China, Fernando Lugris, responsáveis pela parceria com a Sinovac.
Segundo informações do Globo Esporte, a prioridade de vacinação será para atletas e demais profissionais que participarão da Copa América, que começa em junho e reunirá dez seleções sul-americanas, na Argentina e Colômbia.