Foto: Ivan Storti/Santos FC

Além da iminente saída de Soteldo, por empréstimo, ao Grêmio, e da chegada de Fábio Carille como técnico, o Santos, por meio do presidente eleito, Marcelo Teixeira, prepara um pacotão de reforços. A ideia é elevar o nível técnico da equipe e reduzir a folha salarial do elenco, apesar da grave crise financeira pela qual o clube vive.

Saídas

O volante Dodi deve fazer companhia a Soteldo no Grêmio. Isso porque o time gaúcho negocia a sua contratação, em definitivo, por três temporadas e com pagamento parcelado.

O Santos não fez esforço para segurar o atleta e viu Cruzeiro (MG) e Vitória (BA) se interessarem por sua contratação. Mas, no fim, quem deve levar o jogador é o time de Renato Portaluppi.

Quem também não deve ficar no Santos é a dupla Lucas Barbosa e Willian Maranhão. Os dois atletas são alvos de Juventude (RS), clube que vai jogar a Série A em 2024.

Barbosa retorna do empréstimo ao Coritiba (PR), enquanto Maranhão volta ao Ceará (CE). O segundo negocia a sua rescisão contratual com o Peixe.

Ele fica

Na noite de sábado (16), o Santos anunciou que Tomás Rincón, volante e capitão do time, aceitou reduzir seu salário e vai ficar no Peixe em 2024.

O anúncio foi feito nas redes sociais do clube. Ele tem contrato até o fim de 2024, mas recebeu outras propostas para jogar a Série A no ano que vem.

Retornos e novidades

Por outro lado, a diretoria corre atrás de reforços para a disputa do Campeonato Paulista e da Série B do Brasileiro.

O principal deles é Willian Bigode. Aos 37 anos, o atacante já passou por times como Cruzeiro, Corinthians, Palmeiras, Fluminense e, atualmente, defendia as cores do Athletico-PR.

Seu contrato com o Fluminense se encerra no dia 31 de dezembro deste ano e ele deve assinar com o Peixe por uma temporada.

Quem também está no Tricolor das Laranjeiras, mas emprestado pelo Palmeiras, e deve desembarcar em Santos é o lateral Jorge.

Aos 27 anos, ele já atuou com a camisa do Alviengro Praiano em 2019, sob o comando de Jorge Sampaoli. Assim como Bigode, o lateral assinaria contrato válido por um ano. Jorge foi revelado pelo Flamengo e vendido ao Monaco em 2017.

O jogador já foi emprestado ao Porto (Portugal), Santos e Basel (Suíça). Em 2021, foi contratado pelo Palmeiras.

Na mesma lateral esquerda, Abner Felipe, ex-Athletico e Coritiba, que está no Moleenbeek, da Bélgica, tem conversas avançadas com a atual diretoria. Dalbert, ex-Internacional e Inter de Milão, também está perto de chegar à Vila Belmiro.

No meio-campo, o Santos negocia com dois atletas. Otero, ex-Corinthians, Atlético Mineiro e Fortaleza pode ser o primeiro reforço para o setor.

Aos 31 anos, ele está no Aucas, do Equador, e seu contrato termina no fim do ano. Quem vive a mesma situação e é monitorado de perto pelo Peixe é Giuliano, do Corinthians.

Por fim, o Alvinegro Praiano busca outro jogador que está no futebol internacional. Trata-se do atacante Pedrinho.

O ex-atleta de São Paulo e América (MG), que está no Lokomotiv Moscou, da Rússia, possui negociações avançadas em busca de um empréstimo para o Peixe.

Vale ressaltar que o jogador foi demitido do São Paulo, em abril, após ser acusado de agressão pela ex-namorada.

Final feliz

Com a necessidade de diminuir a folha salarial, o Peixe teve que reajustar a situação de Diego Pituca.

Em conversas com a diretoria eleita, o staff do atleta entrou em acordo para o atleta ser adquirido, de graça, ao fim de seu contato com o Kashima Antlers, para a disputa da Série B e do Paulistão.

Com inforamções do UOL, GE, Venê Casagrande, Lance! e Diário do Peixe.