Após longo período, a Portuguesa Santista voltará a disputar uma competição nacional em 2024. Isso porque a Briosa chegou à final da Copa Paulista, ao vencer o XV de Piracicaba, por 1 a 0, no interior, na segunda partida do confronto decisivo.
Assim como o São José, clube que disputa o título, a Portuguesa poderá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro ou a Copa do Brasil. O campeão tem o direito de escolher um dos dois torneios. O vice fica com a outra opção.
Porém, o fato que chama mais atenção é que a Briosa jogará uma competição nacional depois de quase duas décadas. A última vez foi em 2005. Na ocasião, a equipe rubro-verde disputou o Campeonato Brasileiro da Série C, até então último nível do futebol nacional, e foi eliminada na primeira fase. Criada em 2009, a Série D, hoje, é o último nível do Brasileirão.
Série C de 2005
A Briosa ficou no Grupo 10 da competição, ao lado de Atlético Sorocaba (SP), Mogi Mirim (SP) e Madureira (RJ), e terminou na lanterna, com 6 pontos. Apesar da fraca campanha, a equipe encerrou sua participação com uma boa vitória, em Ulrico Mursa, por 3 a 0 sobre o Madureira.
Como mandante, o time ganhou do Atlético Sorocaba, por 1 a 0, mas perdeu por 2 a 0 do Mogi Mirim. Como visitante foram três derrotas: 3 a 0 para o Madureira; 2 a 0 para o Mogi Mirim; e 3 a 1 para o Atlético Sorocaba. Por coincidência, o técnico da Briosa à época também era Sérgio Guedes, o mesmo da atual campanha.
Copa do Brasil
Antes, a Briosa jogou a Copa do Brasil, no ano de 2004. Naquela oportunidade, a equipe treinada por Nenê Belarmino foi eliminada na primeira fase, para o XV de Novembro de Campo Bom. A equipe gaúcha era treinada pelo Mano Menezes e chegou até as semifinais da competição, ao ser eliminada para o Santo André. Contra o clube rubro-verde, foram dois empates: 1 a 1 no Sul e 2 a 2 em Santos. Mas, pelo critério de gols marcados fora de casa, o time de Campo Bom avançou de fase.
Preparação para a final
Agora, a Portuguesa Santista se prepara para a histórica decisão da Copa Paulista, na qual enfrenta o São José, em jogos de ida e volta. A primeira partida será em Santos, no Estádio Ulrico Mursa, sábado (7), às 15 horas. O duelo de volta acontecerá em São José dos Campos, no Estádio Martins Pereira, também às 15 horas, no sábado seguinte (14).