Steven Mendoza, o possível substituto no ataque santista - Créditos: Raul Baretta//Santos FC

Com a lesão do atacante Alfredo Morelos e a incerteza sobre a presença de Soteldo no time titular, o técnico Marcelo Fernandes se vê obrigado em mudar a escalação do Santos para o duelo contra o Red Bull Bragantino, na próxima quinta (19), às 20h, na Vila Belmiro. 

No treino da última sexta-feira (13), o colombiano sentiu um estiramento na panturrilha direita, começou tratamento na fisioterapia do clube e se tornou dúvida para Fernandes. Num cenário pessimista, porém realista, ele pode desfalcar o clube pelo resto da temporada.  

Contratado com status de titular e recebendo um alto salário, a lesão do colombiano foi um balde de água fria no Santos, que via no camisa 22  potencial para ser o titular do ataque até o fim da temporada. 

Já o ponta venezuelano poderá desfalcar o Santos por estar com a seleção do seu país na disputa das Eliminatórias para a Copa de 2026. Nesta terça-feira (17), ele entrará em campo contra o Chile, em Maturín, interior da Venezuela, às 18h (de Brasília), em jogo válido pela 4ª rodada.  

A previsão é de que o atacante volte para Santos na madrugada de quarta (18) para quinta (19). Cansado pela viagem, Soteldo deve ficar no banco de reservas e pode entrar no segundo tempo. 

Opções para o ataque

Assim, abre-se espaço no ataque do Santos. O favorito para ser o titular, ao lado de Marcos Leonardo, é Steven Mendoza. Recuperado de um estiramento na panturrilha direita, que o tirou dos últimos três jogos, ele pode formar a dupla de ataque.  

Como concorrente, Julio Furch. Com dois gols em dez jogos pelo Peixe, o centroavante argentino tem características de jogo semelhantes ao de Léo, esperando a bola chegar na área, além de usar sua força física para superar os adversários. 

Autor da assistência do gol de virada no clássico contra o Palmeiras, Maximiliano Silveira sonha com uma oportunidade como titular. Empolgado pelo bom jogo que fez contra o Alviverde, Silveira tem características de velocidade, podendo atuar pelos lados do campo. Assim, ele passa à frente de Furch neste quesito e se iguala a Mendoza nas chances de ser titular. 

Bruno Mezenga, centroavante emprestado do Água Santa, e Weslley Patati, atleta do sub-20, correm por fora por uma vaga no ataque santista. 

Cheio de dúvidas para montar seu time titular, Fernandes tem quatro dias para solucionar seus problemas e definir a equipe que entrará em campo contra o Red Bull Bragantino, pelo Brasileirão.