Franco comemora o segundo gol da Briosa na partida - Créditos: Reprodução/Youtube

A Portuguesa Santista, enfim, conseguiu a sua primeira vitória no Campeonato Paulista da Série A2. Foi nesta quarta-feira (24), ao vencer por 2 a 1 o Monte Azul, no estádio Otacília Patrício Arroyo, no interior paulista, pela 3ª rodada do Estadual. Os gols da partida foram marcados por Franco e Guilherme, da Briosa, e Vitinho, pelo Azulão.

Agora, a equipe Rubro-Verde ocupa a 8ª colocação do torneio, com quatro pontos e uma vitória. O seu próximo confronto será no domingo (28), contra o Juventus, em Ulrico Mursa, às 11h.

O jogo

A Portuguesa Santista entrou em campo com duas significativas alterações no time titular. Lucas Paraíba (Meia) e Diogo Carlos (Ponta) entraram nas vagas de Jean Henrique e Léo Santos, volante e atacante, respectivamente.

A Briosa, porém, manteve a sua postura valente e agressiva das duas primeiras rodadas. Já o Monte Azul, repleto de jovens jogadores, buscava a velocidade dos pontas Gustavinho e Vitinho para vencer o seu primeiro duelo na Série A2.

Mas, quem abriu o marcador foi a Briosa. Aos 24 do primeiro tempo, Diogo Carlos cobrou escanteio, Guilherme ganhou pelo alto e estufou as redes do seu xára Castellani: 1 a 0. À frente no placar, a equipe Rubro-Verde melhorou e perdeu duas boas chances de gol, com Lelê e Kellyton.

O forte calor que atingiu à Região de Monte Azul Paulista prejudicou a intensidade da partida e, não raro, alguns jogadores do clube mandante caíram em campo com câimbras. Assim, o técnico Bruno Coutinho realizou algumas alterações na sua equipe, ainda na primeira etapa.

Na volta do intervalo, Vitinho aproveitou que o goleiro Wagner Coradin espalmou um cruzamento para o meio da área e empatou o jogo para os mandantes: 1 a 1.

Contudo, o Azulão não teve tempo de celebrar o gol de empate. Isso porque a Briosa se aproveitou de uma saida errada dos mandantes para ficar à frente no placar, novamente. Lelê roubou a bola, invadiu a área e tocou em Franco. O camisa 8 e capitão da Briosa teve calma para ajeitar o corpo e marcar o segundo tento dos visitantes no confronto.

O técnico Sérgio Guedes, ciente da importância da vitória, operou uma série de alterações no time, deixando-o bem defensivo. Diogo Carlos e Bruno Moraes, dois atacantes, saíram para as entradas dos volantes Jean Henrique e Vinicios Andrade.

Porém, foi o lateral Kaio Cristian quem salvou a Briosa de sofrer o empate. A defesa do Monte Azul fez um lançamento longo para o ataque. A zaga Rubro-Verde se deixou envolver, viu o ponta Vitinho sair de frente para Wagner Coradin, driblá-lo, mas ser prontamente interceptado pelo lateral da Portuguesa.

Os donos da casa abusavam do jogo pelo alto, mas paravam nas boas saídas de bola de Coradin e nos bom desermes da dupla de volantes. Assim, o jogo se encerrou com a primeira vitória da Briosa no Estadual, para o alívio dos seus torcedores.