Créditos: Raul Baretta/SANTOS fc

O Santos respira aliviado na briga contra o rebaixamento. Com um gol heroico aos 42 minutos do segundo tempo, o Alvinegro Praiano venceu o Goiás pelo placar de 1 a 0, chegou aos 41 pontos e se afastou no temido Z-4. O jogo aconteceu nesta quinta-feira (9), no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia, pela 33.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol do Peixe foi marcado por Julio Furch.

Com o triunfo, o Santos pulou para a 13.ª posição, à frente do Corinthians e a quatro pontos do Cruzeiro, primeiro clube dentro da zona do rebaixamento, com 37. O próximo compromisso do Peixe é no domingo (12), contra o São Paulo, na Vila Belmiro, em Santos, às 18h30, pela 34.ª rodada do Brasileirão.

Ansiedade e tensão

Os 10 primeiros minutos foram marcados pela tensão e ansiedade normais de dois clubes que estão na briga contra o rebaixamento à Série B. Após grande jogada coletiva do Goiás, Maguinho recebeu dentro da área e acertou um balaço no gol. O goleiro João Paulo efetuou grande defesa e mandou a bola para escanteio.

O Esmeraldino, apelido dos donos da casa, melhorou em campo e enviava sinais de que abriria o marcador. Acuado em campo, o Peixe não chegava ao ataque e abusava dos chutões para os atacantes Maxi Silveira e Marcos Leonardo.

A presença do Santos no setor ofensivo se fez difícil. Primeiro, com o chute de Jean Lucas, para a tranquila defesa de Tadeu. Na sequência, Lucas Braga fingiu que iria cruzar, mas bateu rasteiro na meta de Tadeu, que viu a bola passar rente à trave. O 0 a 0 ao fim da 1.ª etapa se mostrou justo pelo o que as duas equipes produziram.

Segundo tempo

O Peixe roubou a bola no campo de defesa e armou o contra ataque com Marcos Leonardo. O camisa 9 santista avançou até a entrada da área e rolou para Kevyson. O lateral do Alvinegro Praiano, mesmo sem ângulo, bateu ao gol e viu a bola bater na perna do arqueiro Tadeu. E foi só. As equipes seguiam maltratando a bola, Pior. Sem intensidade ou disposição de tirar o zero do placar.

O técnico Armando Evangelista efetuou três substituições: Guilherme, Julián Palacios e Vinicíus entraram nas vagas de Dieguinho, Anderson e Allano. As alterações deram um folêgo novo ao Esmeraldino. O Santos respondeu. Marcos Leonardo puxou contra ataque e soltou no Jean Lucas. O camisa 8 santista bateu à direita da meta de Tadeu.

Aleson entrou na vaga de Raphael Guzzo. O Goiás foi com todas as suas armas para ganhar o jogo. Como resposta, Marcelo Fernandes mandou a campo Lucas Lima e Steven Mendoza nos lugares de Nonato e Maxi Silveira.

Com ambas as equipes precisando da vitória, o jogo ficou aberto. Perto do fim da partida, Julio Furch entrou no lugar de Jean Lucas. E foi uma alteração para mudar a história da partida. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou na área e o artilheiro Julio Furch marcou o gol da vitória santista.

Na sequência, Kevyson e Marcos Leonardo saíram e, nos seus lugares, entraram Gabriel Inocêncio e Jair Cunha. O Goiás mexeu: João Magno entrou no lugar de Vitor Hugo.

O árbitro concedeu sete minutos de acréscimos. Aos 48, Furch colocou Mendoza na cara do gol. O atacante colombiano tocou rasteiro e fraco na meta de tadeu, e viu a bola ir para linha de fundo. Após muita cera no campo de ataque, o juiz apitou e a torcida do Peixe, pôde, enfim, respirar aliviada com uma importante vitória fora de casa na briga contra o rebaixamento.