Em uma grande atuação coletiva, a Portuguesa Santista venceu o Rio Claro, por 2 a 0, chegou a 20 pontos e subiu para a 6ª colocação do Campeonato Paulista da Série A-2. O confronto foi disputado no Estádio Ulrico Mursa, em Santos, na noite desta quarta (6), em jogo válido pela 13ª rodada do Estadual. Os gols do triunfo Rubro-Verde foram marcados por Maranhão e Caíque.
Com a vitória, a Briosa abriu três pontos de vantagem sobre Rio Claro e Noroeste, sétimo e oitavo colocados, respectivamente. E quatro à frente do Oeste, nono colocado, fora do G-8, o grupo de classificação às fases eliminatórias do Estadual.
Agora, a Portuguesa Santista se prepara para disputar as duas últimas rodadas da fase de classificação. O time treinado pelo técnico Sérgio Guedes volta a campo no sábado (9), às 15h, na Arena Capivari, contra o Capivariano, pela 14ª rodada. Depois, a equipe santista fecha a etapa em casa no dia 16, contra o Linense, em Ulrico Mursa, em horário a ser definido.
O jogo
Portuguesa e Rio Claro fizeram um jogo franco e movimentado na etapa inicial. Alternando-se no ataque, as duas equipes criaram várias oportunidades de gol. Aos 15, Cesinha bateu de fora da área, a bola quicou na frente de Wagner Coradin, que defendeu no reflexo. A Briosa respondeu no minuto seguinte, com tiro de fora da área de Maranhão, que Paulo Vítor espalmou.
Aos 18, o mesmo Maranhão fez bela jogada pela esquerda, se livrou de dois marcadores e, dentro da área, a bola ficou entre ele e Caíque, que foi mais rápido e chutou no canto esquerdo de Paulo Vítor, abrindo o placar: 1 a 0 para a Briosa.
O Rio Claro, contudo, não se abalou e quase empatou aos 22. Em rápido contra-ataque, Geovany foi acionado na esquerda, invadiu a área e bateu cruzado, mas a bola passou raspando o poste esquerdo. O ritmo do jogo era acelerado e, aos 27, Maranhão cruzou da esquerda, Léo Santos cabeceou para o chão e Paulo Vítor fez grande defesa, evitando o segundo da Briosa.
Em uma cobrança de bola parada, aos 42, César bateu próximo à linha da grande área por cima da barreira e Wagner Coradin fez grande defesa, ao tirar a bola do ângulo esquerdo e evitar o empate do Galo Azul. Aos 45, Léo Santos por pouco não marca o segundo da Briosa, em arremate de fora da área que passou perto da trave esquerda.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, porém, os dois times foram atrapalhados pela chuva que voltou a cair em Ulrico Mursa, deixando o gramado com muitas poças d’água. Aos 16, Geovany foi lançado na esquerda, entrou na área e chutou na saída de Wagner Coradin, mas a bola acertou a rede, pelo lado de fora.
Mesmo em vantagem, a Briosa não abdicou do ataque e, de tanto insistir, ampliou aos 30. Kellyton cruzou da direita, Lelê chegou batendo para defesa de Paulo Vítor, mas, no rebote, Maranhão emendou forte e alto para fazer 2 a 0. O Azulão buscou reagir, mas a Portuguesa controlou bem o jogo e deixou o gramado mais perto das fases eliminatórias da Série A-2.