A partida será disputada em Ulrico Mursa — Foto: Bob Paulino/Ag. Paulistão

A Portuguesa Santista conhecerá o seu adversário na 1ª fase da Copa do Brasil nesta terça-feira, às 15h. Na ocasião, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) irá realizar o sorteio dos primeiros confrontos do torneio eliminatório, com transmissão no Youtube da própria entidade. São 80 equipes, em oito potes com 10 times cada. Na terceira etapa, os 20 sobreviventes irão se juntar a 12 clubes já previamente qualificados.

A Briosa está no Pote H, cuja divisão é feita de acordo com o posicionamento das equipes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da própria CBF. Por isso, o time Rubro-Verde, que volta a disputar um torneio de âmbito nacional após 19 anos, está no último ‘bolo’ de clubes do torneio.

A ordem do chaveamento será: clubes do pote A x clubes do pote E, clubes do pote B x clubes do pote F, clubes do pote C x clubes do pote G e, por último, clubes do pote D x clubes do pote H.

Os jogos da etapa inicial irão acontecer entre as semanas do dia 20 e 22 ou 27 e 29 de fevereiro. De acordo com o regulamento da competição, nesta etapa, os clubes de pior ranking têm a vantagem de fazer a partida única com o seu mando de campo, mas, em contrpartida, o time visitante se classifica com um simples empate.

No mesmo sorteio, a CBF irá definir quais clubes terão a oportunidade decidir os confrontos da segunda fase sob os seus domínios, que também prevê a disputa de pênaltis, caso a partida se encerre empatada.

Na terceira fase, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Grêmio, Botafogo, Bragantino, Athletico-PR, Vitória (BA), Fluminense, São Paulo, Ceará e Goiás irão entrar na competição e, mais uma vez, os confrontos serão determinados por sorteio.

Veja qual serão os possíveis adversários da Portuguesa Santista:

Pote D x Pote H

Pote D: Amazonas, Retrô, São Raimundo-RR, Caxias, Jacuipense-BA, FC Cascavel, Tocantinópolis, São Bernardo, Portuguesa-RJ e Nova Iguaçu-RJ.

Pote H: Real Brasília, Itabuna-BA, Água Santa, Petrolina, Portuguesa Santista, Manauara-AM, Audax-RJ, Capital-TO, Olaria e Independente.

Confira os outros cruzamentos da competição:

Pote A x Pote E

Pote A: Corinthians, Atlético-GO, Fortaleza, Cruzeiro, América-MG, Cuiabá, Internacional, Coritiba, Bahia e Vasco.

Pote E: ASA-AL, Souza-PB, Real Noroeste-ES, Fluminense-PI, União-MT, Águia de Marabá-PA, Moto Club, Cianorte, Maringá, Marcílio Dias.

Pote B x Pote F

Pote B: Juventude, Tombense, Sport, Ituano, CRB, Operário-PR, Criciúma, ABC, Sampaio Corrêa e Remo.

Pote F: Operário-MT, Operário-MS, Humaitá-AC, Porto Velho-RO, Trem-AP, Anápolis, São Luiz-RS, Rio Branco-AC, Treze e Iguatu.

Pote C x Pote G

Pote C: Botafogo-SP, Confiança-SE, Brusque, Ferroviário-CE, Paysandu, Brasiliense, Volta Redonda, América-RN, Ypiranga e Aparecidense.

Pote G: Athletic-MG, Murici-AL, Nova Venécia-ES, River-PI, Maranhão, Sampaio-RR, Itabaiana-SE, Villa Nova-MG, Costa Rica-MS e Ji-Paraná-RO.