O momento que gerou a expulsão do lateral-esquerdo Kaio Cristian (de branco), da Briosa - Créditos: Mariana Kasten/Divulgação/XV de Piracicaba

Uma decepção. Este é o sentimento do torcedor da Portuguesa Santista após a derrota por 2 a 0 para o XV de Piracicaba, no último sábado (17), no estádio Barão da Serra Negra, em Piracicaba, em jogo válido pela 9ª do Campeonato Paulista da Série A2. Os gols da vitória do Nhô Quim foram marcados por Anderson Magrão, ex-Briosa, e Paulinho, no final da 2ª etapa.

Agora, a equipe Rubro Verde encontra-se na 10ª colocação do Estadual, com 12 pontos, empatado com o Taubaté (9°), Rio Claro (8°) e Noroeste na pontuação. Porém, ela fica atrás dos seus rivais pelo saldo de gols (-3 contra 0, 1 e 2, respectivamente). Vale ressaltar que apenas os oito melhores na tabela de classificação avançam às quartas de final do Paulistão A-2.

Agora, a Portuguesa Santista se prepara para enfrentar o více-lider São Bento, em Ulrico Mursa, às 20h da próxima quarta-feira (21), em um duelo válido pela 10ª rodada do Campeonato Paulista da Série A-2.

O jogo

Com o gramado irregular atrapalhando a criação de ambas as equipes, o duelo ficou truncado no meio-campo e com muitas faltas. Foi só aos 34 mintos da primeira etapa que o time do XV conseguiu chegar por meio de uma jogada trabalhada. Anderson Magrão recebeu bom passe na grande área, girou em cima de Guilherme e bateu de esquerda, parando na defesa de Wagner Coradin.

Cinco minutos depois, em uma falha defensiva da Briosa, o XV abriu o marcador no Barão de Serra Negra. O atacante Minho apareceu livre pelo lado direito e cruzou. A bola passou por toda a defesa da equipe Rubro-Verde e sobrou para Magrão, que, livre de marcação na grande área, cabeceou para baixo, sem chances de defesa para Coradin: 1 a 0 para o Nhô Quim.

Em sinal de respeito ao ex-clube, o camisa 9 comemorou pedindo desculpas. Aliás, há pouco mais de quatro meses, Magrão marcou, também de cabeça e na mesma baliza, o gol da classificação da Briosa para a final da Copa Paulista e que recolocou a equipe de volta ao cenário nacional, após 18 anos de ausência.

Com as entradas de Lucas Grossi e Dieguinho, dois atletas de velocidade, a Briosa mudou sua postura para correr atrás do placar na segunda etapa. Mas, o plano do técnico Sérgio Guedes desmoronou após a expulsão de Kaio Cristian. O lateral-esquerdo recebeu cartão vermelho após impedir a progressão de Minho, em contra-ataque, com um carrinho por trás na meia-lua.

Com a vantagem numérica, o XV controlou o jogo, oferecendo pouco espaço para a reação da Portuguesa Santista e apostando nos contra-ataques. Em um desses lances, aos 44, o meia Vitor Braga lançou o atacante Paulinho, que avançou até a grande área e finalizou firme no alto do gol, para dar número finais ao duelo: 2 a 0 para os mandantes.