A dois dias de um jogo decisivo para o Santos na briga contra o rebaixamento, nesta quarta (6), contra o Fortaleza, na Vila Belmiro, Rafaela Pimenta, responsável por intermediar as conversas entre os clubes europeus e os agentes de Marcos Leonardo, falou sobre a possibilidade concreta de o atleta se tranferir para o futebol do velho continente. A janela de transferências reabre em janeiro.
“O Santos não podia vendê-lo durante o verão (meio do ano), e ele aceitou com maturidade. O jogador segue tendo a ambição de jogar na Europa, tem muitas sondagens e poderia se transferir em janeiro. Roma? Teria que perguntar ao clube”, afirmou a empresária, em entrevista ao jornal Mundo Deportivo, da Espanha.
Nome com grande influência no mercado europeu, Rafaela Pimenta tem trabalhado em parceria com a Dodici Sports, empresa que agencia Marcos Leonardo, para intermediar o contato com clubes estrangeiros e trazer propostas ao atleta a partir do mês de janeiro.
Em agosto, a Roma fez uma investida, condicionada a metas de produtividade, que poderia chegar a 18 milhões de euros (R$ 96,6 milhões na cotação da época). Preocupado com a possibilidade de rebaixamento no Brasileirão, o presidente Andrés Rueda barrou a venda e segurou o centroavante.
Com a não venda, o atleta ficou contrariado e faltou a sessões de treinos no CT Rei Pelé. No entanto, o jogador foi convencido pelo então técnico Diego Aguirre e o coordenador de esportes, Alexandre Gallo, a ficar no clube, pelo menos, até o fim do ano.
Desde então, o atleta voltou à boa forma e marcou gols pelo Peixe, que estão sendo fundamentais para manter o Santos na elite do Campeonato Brasileiro.
E o futuro?
Agente de nomes como Pogba e Haaland, Rafaela Pimenta possui bom trânsito entre os grandes clubes da Europa. Depois de fechar a parceria com os representantes de Marcos Leonardo, a brasileira abriu conversas com Real Madrid, Newcastle e Arsenal.
No momento, os contatos não passam de sondagens, mas há uma grande expectativa pelo lado do jogador, e também da atual diretoria do Santos, de que chegue uma proposta formal de pelo menos 18 milhões de euros nas próximas semanas.
Como o Santos passa por um período eleitoral, o atual presidente Andrés Rueda não abrirá conversas pela venda de qualquer jogador. O novo mandatário do clube, que assumirá o cargo no dia 1° de janeiro, será o responsável por negociar os termos de uma possível transferência.
Indisciplina e multa
Não bastasse o mau momento do Peixe no Campeonato Brasileiro, Marcos Leonardo chegou atrasado, nesta sexta (1º), para pegar o ônibus que levou a equipe até o aeroporto de onde voou até Curitiba, para o jogo diante do Athletico-PR.
Após o treino, os atletas foram liberados pelo clube e teriam de se apresentar no CT Rei Pelé, num determinado horário, para viajarem rumo ao local da partida válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
No horário marcado, porém, Marcos Leonardo não apareceu. Ele se atrasou e chegou quando todo o elenco já estava no ônibus para ir ao Aeroporto de Congonhas.
Além dele, o meia Jean Lucas também teria se atrasado, mas, em seguida, pediu desculpas ao elenco e comissão técnica.
O atacante foi repreendido pelos companheiros por causa do atraso e pediu desculpas. Segundo informações do canal de jornalista Ricardo Martins, o atleta discutiu com o coordenador de Esportes, Alexandre Gallo, e com o capitão Tomás Rincón. O clube já informou aos seus empresários que o jogador será multado.