O Santos não vai disputar a competição nacional - Foto: Raul Baretta/Santos FC

Após a derrota pelo placar de 3 a 0 para o Fluminense, na noite de quarta-feira (29), na Vila Belmiro, o Santos está fora da disputa da Copa do Brasil de 2024.

A última chance de o clube garantir vaga no torneio nacional eliminatório seria terminar o Brasileirão em sétimo lugar. Assim, o Peixe ganharia vaga direta na terceira fase da competição, por ser o melhor time posicionado na Série A, fora da zona de classificação à Copa Libertadores da América. Hoje, quem ocupa essa colocação é Athletico-PR, com 52 pontos. Em 15° lugar, com 43, e com seis pontos em disputa, o Santos não tem como alcançar a posição desejada.

Mudança

A Confederação Brasileiro de Futebol (CBF) mudou a distribuição de vagas para a Copa do Brasil. Agora, elas são, prioritariamente, pelo Campeonato Estadual ou Copas locais. Antes, a entidade reservava dez vagas pelas agremiações, por meio do Ranking Nacional de Clubes (RNC).

O Santos se classificou para o torneio, em 2022 e 2023, graças ao seu bom poscionamento no ranking. Mas, com a mudança nos critérios de classificação, vai ficar de fora da milionária competição eliminatória.

Pelo Campeonato Estadual, Palmeiras, Água Santa, Ituano, Red Bull Bragantino e São Bernardo conseguiram a qualificação. Mas, como o Palmeiras e o Bragantino, graças à boa campanha no Brasileirão, e o São Paulo, pelo título da Copa do Brasil, garantiram suas respectivas vagas à Copa Libertadores, Corinthians, Mirassol e Botafogo, por suas posições no Estadual, ganharam a chance de disputar o torneio eliminatório nacional.

Convite?

Em junho deste ano, numa reunião do Conselho Deliberativo, o presidente Andrés Rueda disse confiar que o clube da Vila seria convidado a disputar a Copa do Brasil de 2024. “Acredito que o Santos não ficará fora da Copa do Brasil. Acho que será convidado a participar”, disse o cartola.

O regulamento da Copa do Brasil, porém, não prevê convites. O artigo 41 fala sobre o caso da Federação Paulista de Futebol:

“Nos estados que tenham direito a 6 (seis) vagas, 3 (três) vagas deverão ser obrigatoriamente direcionadas aos 3 (três) clubes melhores colocados na classificação final do respectivo campeonato estadual da principal série ou divisão, de acordo com a ordem de chamada acima, e as 3 (três) últimas vagas poderão ser concedidas, a critério da Federação, aos clubes melhores colocados na classificação final de até 2 (dois) torneios seletivos ou equivalentes”.

A sexta vaga utilizada pela FPF foi para a Portuguesa Santista, campeã da Copa Paulista, ou seja, a cidade de Santos terá um representante no torneio, que será a Briosa, e não o Alvinegro da Vila.