Foto: Agência Brasil/Arquivo

O potente livro “Corpo em Silêncio”, de autoria da jornalista Martina Salvo, conta a história de violência sexual infantil em uma menina de nove anos, sofrimento guardado por algum tempo pela autora. A obra autoficcional aborda assuntos relacionados ao abuso, migração e abandono emocional.

O lançamento acontece na terça-feira (8), às 18 horas, na Livraria Realejo, à Avenida Marechal Deodoro, 2, Gonzaga, em Santos, e terá bate-papo, com mediação da jornalista Flávia Saad.

“Corpo em Silêncio” é o primeiro romance de Martina Salvo de Oliveira,  jornalista e escritora. A obra é autoficcional, um gênero que ganhou mais destaque no Brasil após a francesa Annie Ernaux, especialista no formato, ganhar o Nobel de Literatura em 2022.

O livro narra em primeira pessoa as memórias de uma menina de nove anos, vítima de violência sexual, por parte de um vizinho.

A protagonista, sem nome, que bem poderia ser qualquer menina vítima desse crime, narra suas vivências, primeiro com recursos infantis e, depois, com uma voz mais adulta, que vai crescendo e ganhando força.

Dados 2023 do Anuário Brasileiro de Segurança Pública indicam que foram registrados 75 mil casos de estupro no Brasil, 89% são do sexo feminino, e 61% das vítimas têm menos de 13 anos. Em 86% dos registos, os agressores são pessoas conhecidas.

A narrativa começa com a protagonista prestes a mudar de país, do Brasil para o Chile. O que aparenta ser o início de uma nova vida, ganha contornos sombrios quando ela decide registar em um diário detalhes do seu cotidiano.

Na busca por poder descrever em palavras suas vivências, a protagonista, gradualmente, transforma seu sussurro em um grito poderoso: “O estuprador é você!”.

“Este livro pode ser lido como uma novela, uma denúncia, ou memórias, porque é tudo isso. Em primeira pessoa, a menina e depois a mulher conta o que tantos sentem vergonha de falar, escreve pelas pessoas que não podem e mostra o que muitos não querem ver”, afirmou Jeferson Barbosa, editor-chefe da Mondru, editora responsável pelo lançamento.

“Martina usa uma prosa poderosa e poética para revelar os segredos mais dolorosos de sua infância e para fazer justiça por ela e por todas nós”, declarou Belén López Peiró, jornalista e escritora argentina, autora de “Por que você voltava todo verão”.

A autora

Martina Salvo de Oliveira é jornalista e mestre em História e Relações Internacionais. Com vasta experiência como comunicadora em veículos impressos e como apresentadora de programas documentais na televisão, também desempenhou papéis importantes como assessora de comunicação em ministérios e organizações internacionais.

O livro está disponível em pré-venda aqui no site.