Vanusa - Foto: Divulgação

O estado clínico da cantora Vanusa, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, para tratar de pneumonia, é considerado grave pela equipe médica. Ela foi intubada nesta terça-feira (22), depois de apresentar piora no quadro respiratório.

Conforme informou o último boletim médico, “o quadro da artista é grave e ela se encontra com necessidade de ventilação mecânica. Esse quadro está estável há 24 horas”. A artista apresentou, ainda, um quadro de anemia.

Em comunicado à imprensa, Rafael Vanucci, filho de Vanusa, admitiu a gravidade da situação: “Minha mãe está em estado grave por uma série de motivos, inclusive por estar intubada. Também por conta da idade e do histórico de doenças, os médicos me esclareceram que é impossível dizer que o quadro não é grave. Ela apresentou piora que foi determinada com a constatação de água no pulmão. Teve também alteração de pressão e tudo isso fez com que a intubassem para preservar as vias respiratórias. Agora, dependemos de uma reação dela”, diz.

Rafael destaca que a dependência em remédios, a bebida e a depressão foram determinantes para o estado de saúde atual da cantora.

Histórico

“Há 12 anos, ela foi atingida por problemas com remédios, bebidas, depressão e dependência química. Tudo piorou há cerca de cinco anos quando ela foi afetada pela bactéria, a h pylori, contraída ao tomar água. Essa bactéria a fez emagrecer quase 40 quilos e isso agravou seu estado. Ficou muito debilitada e as medicações passaram a não fazer mais efeito”, relembra o filho da artista.