A 11ª edição do Santos Jazz Festival terá uma abertura especial: um concerto para homenagear as obras de Chico Buarque e Edu Lobo.
A apresetação estará a cargo da da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, acompanhada da Jazz Big Band e dos jovens artistas Ayrton Montarroys e Vanessa Moreno.
O espetáculo também é uma celebração ao álbum incônico O Grande Circo Místico, clássico em parceria de Chico e Edu e que está completando 40 anos.
“É uma satisfação retornar e abrir o festival com a participação de dois grandes cantores. Estamos preparando um repertório belíssimo e nossa orquestra estará acrescida de uma big band. Queremos apresentar algo inesquecível, à altura da honra de fazer a abertura do Santos Jazz Festival, que é uma tradição, um verdadeiro patrimônio cultural da nossa cidade”, declarou o maestro Luís Gustavo Petri.
A expectativa é a mesma de Vanessa Moreno. Ela e Ayrton integram a atual turnê de Edu Lobo. “Para mim é um prazer cantar esse repertório que visita Edu e Chico, duas influências e dois dos maiores nomes da música mundial. Escolhemos canções muito bonitas e eu espero que as pessoas gostem da forma que essas músicas me atravessam, ganhando novas cores e formatos”, disse Vanessa.
“Estou muito empolgado. Até um tanto nervoso e estudando muito todas as canções. É a primeira vez que vou ter a oportunidade de tocar esse repertório com uma orquestra. As gravações originais têm arranjos tão inventivos e merecem realmente que as apresentemos com uma roupagem elegantíssima como a sinfônica pode dar”, afirmou Ayrton Montarroyos.
O concerto será nesta quinta-feira (27), às 20 horas, no teatro do Sesc-Santos, à Rua Conselheiro Ribas, 136. A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria no próprio dia, a partir das 10 horas.
Programação continua no Centro
A abertura oficial é a única atividade que ocorre fora do Centro Histórico de Santos. Todo o restante da programação, totalmente gratuita, será realizado com palco principal montado no Largo Marquês de Monte Alegre (em frente à igreja do Valongo), na sexta (28) e sábado (29). No domingo (30), a programação será voltada principalmente às crianças e acontece no Museu do Café.
O 11º Santos Jazz Festival tem chancela da Lei Federal Rouanet, com os patrocínios das empresas G. Pierotti, Bandeirantes Deicmar, Terminais AGEO, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Ecoporto. Correalização: Prefeitura Municipal de Santos. Apoio Institucional: Sesc-Santos e Museu do Café.
O projeto conta, também, com emenda parlamentar dos vereadores Benedito Furtado, Bruno Orlandi, Cacá Teixeira, Chico Nogueira, Edivaldo Fernandes e Telma de Souza.
Confira a Programação Santos Jazz Festival 2023