O pianista Osmar Milito é uma das atrações - Foto: Divulgação

Desde sexta-feira (22), Santos recebe a 9ª edição do Rio Santos Jazz Fest. A programação variada vai até o dia 1 de maio. São dez dias de atividades gratuitas, que movimentam os palcos e espaços culturais da cidade, com shows, cortejos públicos, sunset com DJ, lançamento de livro, concerto de escola de música e outras atrações.

Com quase uma década de tradição, o Rio Santos Jazz Fest é realizado durante o mês em que se celebra o Dia Internacional e Municipal do Jazz, em 30 de abril.

A abertura do evento foi na Pinacoteca Benedicto Calixto. No primeiro dia de festival, o público conferiu um show de Nancy Alves & Beto Bertrami, com participação especial de Roberto Soares.

A apresentação celebrou o aniversário da Aliança Francesa de Santos. Além do show, houve o lançamento do livro “A França na Música Popular Brasileira do Século XX – Visões e Impressões de Sambistas e Chansonniers”, de Nancy Alves, com sessão de autógrafos.

Outra atração deste ano foi o show da dupla santista 2RD, formada por Dan Oliva e Guido Bertoni, na Pinacoteca Benedicto Calixto.

De acordo com o curador artístico e produtor do evento, Cássio Laranja, o jazz tem uma riqueza imensa, que precisa ser compartilhada.

“Este é um festival cheio de sensibilidade e qualidade, feito com amor e carinho para todos os públicos, todas as faixas etárias, todas as classes sociais, pensando na inclusão e diversidade, fomentando educação, cultura e arte, porque a arte salva, transforma e inspira as pessoas”, relata.

Chancelado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Rio Santos Jazz Fest tem como prioridade a celebração do gênero musical junto de artistas experientes e dos que aderiram recentemente ao estilo.

Para Rubão, produtor de mídias do evento, é possível unir talentos com mais tempo de estrada com as novas gerações, entreter, divertir, contribuir com educação cultural, celebrar e conectar pessoas em torno desse estilo musical tão rico. “As pessoas adoram estar no festival”, resume.

A realização é da Digital Jazz.

Veja a programação:

27/04 – Quarta-feira

19h30 –  Show Maricene Espíndola & Plínio Ganev, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão) -Gênero: bossa nova, MPB.

28/04 – Quinta-feira

19h30 – Show José Simonian Trio, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão) – Gênero: choro, bossa nova e MPB.

29/04 -Sexta-feira 

19h30 – Show Internacional Phill Fest (EUA) & Newton Zago (Brasil), na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão) – Gênero: brazilian jazz.

30/04 – Sábado – Dia Internacional e Municipal do Jazz

19h30 – Apresentação Osmar Milito (piano solo), na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão) – Gênero: Clássicos do jazz e bossa nova.

01/05 – Domingo – Encerramento do Rio Santos Jazz Fest

16h – Recepção na bilheteria e cortejo no bonde do Monte Serrat com a Rio Santos Street Band.

17h às 18h30 – DJ Dri Arakake – Sunset Jazz.

18h30 às 20h – Apresentação da Equipe Blackbird Escola de Música – Gênero: jazz, bossa nova, MPB.