O Projeto Cine Comunidade Santos, iniciativa do Instituto Cinezen Cultural, está de volta em 2024. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo Estadual, Edital 08-2023, o projeto, que originalmente ocorreu entre 2011 e 2017 coordenado pelo crítico de cinema e produtor cultural André Azenha, retorna com a missão de promover o cinema como ferramenta de inclusão, educação, transformação, entretenimento, formação de plateia e democratização de acesso à cultura em diversos pontos da cidade.
A nova temporada será lançada este domingo (8), às 17 horas, na Concha Acústica de Santos, à Avenida Vicente de Carvalho, s/nº, na Praia do Gonzaga, em Santos.
O evento de abertura contará com a exibição do clássico “O Garoto” (1921), estrelado por Charlie Chaplin. A obra, com duração de 68 minutos, tem classificação livre para todas as idades e aborda temas como pobreza, compaixão e a relação entre pai e filho.
A sessão será especial, com a trilha sonora do filme executada ao vivo pelo maestro Mário Tirolli e seu trio, recriando uma experiência cinematográfica bem intensa.
A entrada é gratuita, com distribuição de pipoca, e o público será admitido por ordem de chegada até a lotação do espaço.
Após a abertura, o Cine Comunidade Santos seguirá com cerca de 15 sessões duplas, totalizando 30 exibições, em diversos locais da cidade, como escolas, ONGs e centros culturais.
Entre os espaços contemplados estão Instituto Arte no Dique, Associação Projeto Tia Egle, ETEC Aristóteles Ferreira, Cinemateca de Santos, Vila Criativa da Vila Progresso e Escola de Caruara, além de outras escolas municipais, creches e ONGs.
Parceria e apoios
A iniciativa tem parceria com a coordenação das bibliotecas da Secretaria de Educação para levar as sessões a diversos colégios da Rede Municipal de Santos. Também estão programadas sessões em São Vicente e Cubatão.
O projeto conta com o apoio de Rizzieri Eventos, Mauricio de Sousa Produções, que cedeu curtas da Turma da Mônica, blog Histórias do Cinema e da TV, Santos Film Fest, que cedeu filmes de seu acervo, e da prefeitura de Santos.
A programação inclui obras brasileiras e estrangeiras, voltadas para o público infantil e infantojuvenil, abordando temas como superação, inclusão, diversidade e cidadania. A direção é de André e Paula Azenha.