Foto: Stela Handa

O projeto cultural Chorinho no Aquário reconhece o talento e presta homenagem a Amaury Nunes, o Niquinho, com o espetáculo “Niquinho – Bandolim de Ouro do Brasil”.

A apresentação será neste sábado (22), às 18 horas, quando Maik Oliveira & Regional sobem ao palco para apresentar o CD que resgata a obra do compositor e instrumentista. O show tem entrada gratuita, na Praça Vereador Luiz La Scala, Ponta da Praia.

Quatro cidades foram escolhidas para receber a apresentação: São Paulo, Santos, Campinas e Jundiaí.

“Quando montamos esse espetáculo, Santos foi a primeira cidade que incluímos, devido à importância do projeto Chorinho no Aquário há tantos anos na divulgação e resistência do choro. O litoral tem muita gente boa na cena musical do choro e será um casamento perfeito poder fazer essa homenagem ao Niquinho, conhecido no mundo do samba, mas cuja obra como compositor e instrumentista tão completo foi pouca reconhecida”, declarou Maik Oliveira.

O repertório passa por diversos gêneros do universo do choro: valsa, choro sambado, samba-choro, baião e polca ligeira. Das 12 faixas selecionadas, 10 são composições de Niquinho e 2 são dos integrantes do conjunto.

Dentre as composições do homenageado, 5 são inéditas e foram presenteadas por dona Cenira, esposa de Niquinho, exclusivamente para o projeto de gravação do CD.

No palco estarão Maik Oliveira (bandolim e edição das partituras), Agnaldo Luz (cavaco, idealização do projeto e pesquisa), Edmilson Capelupi (violão 7 cordas), Pedro Pita (pandeiro e percussão) e Cleber Silveira (acordeon).

Quem foi Niquinho

Natural do Rio de Janeiro, Niquinho foi um bandolinista que atuou dentro do movimento do choro carioca. Apesar do talento, sua obra como intérprete e compositor não alcançou o merecido reconhecimento.

Mesmo desconhecido do grande público, Niquinho participou ativamente de muitas produções de repercussão nacional. Acompanhando artistas em apresentações e gravações, seu nome figura na ficha técnica de muitos álbuns antológicos de artistas da música brasileira, como Candeia e o Grupo Fundo de Quintal.

Como compositor, a obra de Niquinho vai além do universo do choro. Além de obras de caráter instrumental, também compôs sambas, boleros, xotes, sambas-canção, forrós e baladas.

Suas obras foram gravadas por grandes nomes, como Elis Regina, Roberto Carlos, Clara Nunes, Elza Soares, Jerry Adriani, Odair José, Núbia Lafayette, entre outros.

Serviço:

Projeto Chorinho no Aquário.

Local: Praça Vereador Luiz La Scala – Aquário Municipal – Ponta da Praia – Santos.

Dia/Horário: todos os sábados, às 18 horas.

Realização: Associação dos Artistas e Prefeitura de Santos (Secretaria Municipal de Cultura).

Patrocínio master: Santos Brasil – operadora da Tecon Santos.

Apoio Institucional: Clube do Choro de Santos.

Entrada gratuita.

Em caso de chuva a programação pode sofrer alteração e ser remarcada para outra data.