Divulgação.

O renomado guitarrista e compositor Pepeu Gomes está de volta ao Instituto Arte no Dique para uma apresentação única, em comemoração aos seus 70 anos de vida e mais de 50 de trajetória musical. O show, gratuito, está marcado para esta quinta-feira (5), às 15 horas, como parte do Festival O Som das Palafitas, que busca democratizar o acesso à cultura.

Pepeu Gomes é considerado um dos maiores nomes da guitarra brasileira e é reverenciado por suas contribuições à música nacional. O Festival O Som das Palafitas já recebeu uma série de artistas talentosos, como Beto Lee, Davi Moraes, A Cor do Som, Hamilton de Holanda, Bem Gil, Os Gilsons, Supla, João Suplicy, entre outros, e agora vai contar com a presença do baiano Pepeu Gomes em seu palco.

O músico, que recentemente lançou o álbum ao vivo “140 graus” em colaboração com Baby do Brasil, possui uma carreira rica e diversificada. Nascido em Salvador, Pepeu começou a tocar violão na infância e já aos 11 anos fazia parte da banda Los Gatos. Aos 14, ele gravou pela primeira vez como músico profissional com a banda Os Minos.

No entanto, foi com a guitarra elétrica que Pepeu Gomes conquistou o Brasil na década de 1970, ao lado de Moraes Moreira, Paulinho Boca de Cantor, Galvão e Baby do Brasil, formando o icônico grupo Novos Baianos. Juntos, eles produziram álbuns históricos e revolucionários, como “Acabou Chorare”, lançado em 1972.

Além de sua contribuição vital para os Novos Baianos, Pepeu Gomes trilhou uma carreira solo de sucesso, participando de clássicos como “Fa-tal: Gal a todo Vapor”, de Gal Costa, e “Barra 69”, de Caetano e Gil. Ele também emplacou diversos hits e trilhas de abertura de novelas que se tornaram atemporais.

Com mais de 44 álbuns em sua discografia, sendo 18 deles em carreira solo, Pepeu é conhecido por sua guitarra única, que deixou sua marca em músicas como “Sexy Iemanjá”, “Eu Também Quero Beijar”, “Masculino e Feminino”, “De um rolê”, “Preta Pretinha” e “Mistério do Planeta”.

Colaborações especiais

Seu mais recente álbum, intitulado “Eterno Retorno”, conta com a colaboração de artistas antigos e novos, incluindo nomes como Arnaldo Antunes, Zélia Duncan, Nando Reis, Vivendo do Ócio, Cyro Telles, Xulli e Harold Carribean, que trouxe um toque caribenho à faixa “Porque Eu Te Amo”. O álbum também traz uma regravação do repertório dos Novos Baianos, com a música “99 vezes”, presente no álbum “Farol da Barra”, de 1978.

Serviço

Show: Pepeu Gomes no Som das Palafitas;

Quando: Quinta-feira, 05/10, às 15h;

Onde: Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1349, Santos;

Entrada: Gratuita e aberta ao público.