Foto: Divulgação

O grupo Substantia Nigra se apresenta nesta terça-feira (3), a partir da 16h, no Sesc/Santos, com entrada grátis. O grupo foi criado em janeiro de 2017 por três italianos e um brasileiro com a vontade de tocar e expandir a música instrumental brasileira na Itália, em particular o Choro.

A apresentação desta terça-feira é um pocket show que vai funcionar como um esquenta para o show que acontecerá no dia 18 de março, também no SESC.

A formação do grupo conta com quatro músicos de estilos diferentes, mas todos com o mesmo objetivo, emocionar e transmitir através da música o eterno laço entre Brasil e Itália.

Um dos músicos, o percussionista Gabriel Prado nasceu em Santos e aprendeu a tocar nas escolas de samba da cidade. Participou do Projeto Social Arte no Dique, onde se profissionalizou. Com apenas 13 anos tocou com a banda Querô no carnaval de Salvador, em 2010.

Com essa mesma banda ele também colaborou com diversos nomes da música brasileira como Gilberto Gil, Moraes Moreira, Simoninha, Armandinho Macedo, Hamilton de Holanda, Peu Meurray, Munir Hossn, Armando Marçal e Robertinho Silva.

Em 2013 teve a sua primeira experiência internacional fazendo uma tournée entre a França e a Espanha, que se repetiu nos dois anos seguintes.

Atualmente mora na Itália há quatro anos, precisamente em Bari, onde trabalha com diferentes músicos e projetos, entre os quais faz parte o grupo Substantia Nigra.

O grupo


Andrea Campanella / Clarinete
Nascido em Castellana Grotte (Bari, ITA), começa a estudar clarinete desde muito jovem. Realiza estudos clássicos no Conservatorio “Nino Rota” da cidade de Monopoli e posteriormente um mestrado em música jazz no mesmo conservatorio.

Andrea Manghisi / Violão
Nascido em Castellana Grotte (Bari, ITA) estuda violão classico desde criança, completando os estudos clássicos em 2012 no Conservatorio “Nino Rota” da cidade de Monopoli. Trabalhou junto com diversos músicos como: Roberto dell’Era (Afterhours), Bernardo Lanzetti (Premiata Forneria Marconi), Paul Armfield (U.K.)

Gabriel Prado / Percussão
Nascido em Santos (SP, Brasil) aos sete anos de idade teve seu primeiro contato com a música na UME Professor Antônio Demóstenes de Souza Britto (Escola Municipal de Santos).

Valerio Fusillo / Bandolim
Bandolinista por vocação com 11 anos Valerio Fusillo, nascido em Noci (Bari, ITA), desenvolve um estilo musical eclético, motivado pelodesejo de experimentar sons e harmonias com a intenção de explorar as potencialidades de um instrumento com freqüência relegado a géneros limitados.