Início Cultura

Mostra MABS promove festa do audiovisual e premia curtas da Baixada Santista

Objetivo do festival é valorizar a produção cinematográfica da região, com exibição gratuita ao público, no Teatro Guarany, em Santos

Foto: Reprodução

O Teatro Guarany, em Santos, recebe, neste sábado (10), a partir das 18 hora, uma grande festa do audiovisual da região. O objetivo da 15ª edição da Mostra do Movimento do Audiovisual da Baixada Santista (MABS) é valorizar a produção local.

No total, 13 filmes foram selecionados e, pela primeira vez, os curtas-metragens serão premiados com o troféu Toninho Dantas, em uma noite que promete emoção e surpresas para os realizadores regionais.

“Essa é uma celebração que fazemos para valorizar o trabalho de cinema que vem sendo feito nas cidades da região, premiando os realizadores e incentivando e fortalecendo a produção do audiovisual. Para isso, todos os que estão na Mostra são premiados”, declarou o cineasta Dino Menezes, um dos fundadores do MABS, responsável pela produção do evento.

Nesta edição, puderam participar da seleção da Mostra, filmes de até 25 minutos, de qualquer gênero e formato, realizados por equipes exclusivamente da Baixada Santista, a partir de janeiro de 2022.

A curadoria da exibição foi realizada pelas cineastas Fabiana Conway e Thays Villar, que se reunirão com os realizadores selecionados, na sexta-feira (9), para uma roda de conversa sobre as produções.

Todos os outros filmes inscritos estarão disponíveis na plataforma de filmes da Baixada Santista, o Cinemabs – Cinema da Baixada Santista, de 10 a 27 de agosto. O streaming de acesso gratuito foi lançado durante a edição de 2023 da Mostra MABS.

Troféu Toninho Dantas

Todos os selecionados serão premiados com o troféu Toninho Dantas, criado pelo artista plástico e cartunista Alexandre Bar. Esta é a primeira edição na qual os participantes receberão a estatueta feita em homenagem ao agitador cultural Toninho Dantas, falecido em 2010.

Ele inspirou e motivou a Cultura da região, sendo responsável pela produção de duas edições do Festival de Música Popular Brasileira (Festhamar), coordenador durante cinco edições do Festival Santista de Teatro Amador (Festa) e dirigindo os sete primeiros festivais do Curta Santos.

“Foi Toninho que abriu o olho de muitos para o cinema. E ele foi a pessoa que sempre nos perguntava do movimento, cobrando que a classe do audiovisual se mobilizasse para crescer”, destacou Menezes.

Celebração

Depois da exibição dos filmes, o público vai poder participar de uma festa, com muita pipoca e cerveja, ao som dos DJs do audiovisual, Raquel Pelegrini e Ricardo Vasconcellos.

A produção da Mostra fica a cargo da equipe de Coordenação do MABS, a apresentação da dragqueen Ariella e artes de Iasmin Alvarez. O evento tem apoio da prefeitura de Santos, da Secretaria Municipal de Cultura e da Cervejaria Estiva.

“Esta é a terceira edição que fazemos de forma presencial e sempre quisemos ter uma premiação aos realizadores e realizadoras da região, como acontece em vários festivais pelo país. Graças ao apoio da Secretaria de Cultura, pelo ex-secretário Rafael Leal e pela atual, Conceição Calixto, foi possível destinar recursos para realizar esse sonho do movimento”, apontou Menezes.

Serviço

15ª Mostra MABS.

Quando: Sábado, 10 de agosto de 2024, a partir das 18 horas.

Onde: Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro, Santos)

Grátis.

Confira os filmes selecionados:

“Se Trans for mar”, de Cibele Appes.

“NALUA”, de Isabelly Cristiny.

“Neurótico & Consciente”, de Luiz Marq’s e Andrey Haag.

“Expresso São Valentim”, de Guilherme Ayres e Luiza Torres.

“Gato Fantasma do Cemitério do Paquetá”, de Dino Menezes.

“Sinto mais raiva que dor”, de Paula D’Alburquerque.

“Penumbra”, de Jonathan Aguiar.

“Sobre Viver”, de Thayane Alves e VEVVS.

“Amar ao envelhecer”, de Raíssa Cabral e Thalita Baeta.

“Pisa Ligeiro”, de Fernando Garrido.

“Amare Vinyl”, de Luiz Becker.

“Flores Invisíveis”, de Livia Doria e Maria Fernandes.

“Na Flor D’água”, de Erik Morais.

Sair da versão mobile