O projeto Cine Comunidade, realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, prossegue nesta sexta-feira (4), com duas sessões especiais na Associação Projeto Tia Egle. Às 10 horas e às 14 horas, o público poderá desfrutar de uma programação voltada para as crianças.
Serão exibidos um curta-metragem de animação brasileiro, em parceria com o Santos Film Fest, um curta-metragem de animação da Turma da Mônica, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções, e um longa-metragem infantil surpresa. Haverá distribuição de pipoca gratuitamente.
Depois disso, o Cine Comunidade segue no dia 11 de outubro com duas novas sessões na Escola Olga Cury. Ao todo, essa nova fase do projeto prevê a realização de 30 sessões.
O Cine Comunidade é uma das iniciativas do Instituto Cinezen Cultural, entidade que completa 15 anos em 2024. O projeto busca levar cinema de qualidade a públicos de todas as idades, em locais onde o acesso à cultura audiovisual é limitado.
Com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de um edital do Estado de São Paulo, o Cine Comunidade tem se destacado na formação de plateias, inclusão e valorização do cinema nacional.
As duas fases do projeto
Entre 2011 e 2017, em sua primeira fase, o projeto realizou 102 sessões em 37 locais de Santos. Agora, na nova fase, já passou por diversos locais da cidade, como Concha Acústica de Santos, Cinemateca de Santos, Instituto Arte no Dique, Associação Projeto Tia Egle e Associação Projeto Tamtam.