Lauro Freire - Foto: Arquivo pessoal

O projeto intitulado Charge na Rua, do renomado artista santista Lauro Freire, será inaugurado neste sábado (19). Ele mesmo conta qual o objetivo da iniciativa. “Queremos levar arte para a cidade, para a rua, que é uma coisa que me interessa muito: a arte de rua. Creio que os grandes artistas do mundo moderno estão nas ruas do mundo”, resume.

Lauro conta que a ideia do projeto é do seu filho, Vítor Freire, que é o produtor e faz parte da Cia. Ruído Rosa.

As charges, produzidas por Lauro, com temas políticos e sociais, serão impressas, com tamanho aproximado de 2 metros de largura, e afixados simultaneamente em muros e grades de dez pontos fixos da cidade. O projeto tem duração de três meses.

O artista revela que pretende levar uma reflexão sua sobre o tempo que vivemos. “Isso, para que as pessoas que passarem pelos lugares onde os desenhos estarão expostos também pensem sobre o assunto, ou melhor, riam ou debochem da condição humana”.

Os trabalhos serão todos inéditos. “Como tenho que desenhar com bastante antecedência por causa da produção e os desenhos ficarão expostos uma semana, os temas têm que ter uma duração maior, se não perdem o sentido, pois as coisas acontecem com muita rapidez”, destaca.

Os trabalhos ficarão expostos em dez lugares: Estação Cidadania (Campo Grande); Arredores da Praça Palmares (Macuco); Arredores da Praça do Sesc-Santos (Aparecida); Arredores da Praça Abílio Rodrigues Paz (Aparecida, BNH); Arredores da Praça Engenheiro José Rebouças (Ponta da Praia); Descida do Morro do Fontana; Vila do Teatro (Praça dos Andradas, 35, Centro); Arredores da Praça Belmiro Ribeiro (Vila Mathias); Arredores da Praça Olímpio de Lima (Vila Belmiro); Próximo à saída da Estação Nossa Senhora de Lourdes, do VLT (Marapé).

Oficina

Lauro conta que tem planos de promover uma oficina de desenhos online. “Ainda não sei quando será. Já fiz algumas em outras ocasiões e nelas tento mostrar o que é uma charge, um cartum, uma caricatura. Tento fazer as pessoas olharem coisas e acontecimentos com outro olhar”, define.

Lauro foi chargista do jornal A Tribuna e colaborou com publicações como Pasquim; Placar; Folhetim (Folha de S.Paulo); Jornal de Hoje, onde também ilustrava a coluna de Millôr Fernandes; Última Hora; e Latin América, de Londres.

O Charge na Rua tem financiamento do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Santos.