John Lennon - Foto: Divulgação

Entre o sem fim de histórias envolvendo os Beatles e seus integrantes, esta talvez seja uma das mais surpreendentes por envolver diretamente a obra de John Lennon e as influências que recebeu. A então namorada e assistente May Pang conta em seu livro “Loving John” que, em meados da década de 70, os dois ficavam deitados na cama ouvindo música.

Até aí, nada de tão anormal. O melhor, no entanto, vem a seguir. Lennon encasquetou com uma canção, lançada em 1978, pela banda australiana The Little River Band chamada “Reminiscing”. Segundo conta o próprio compositor, Graeham Gable, à revista Rolling Stone, “ela escreveu em seu livro, ‘Loving John’, que eles ficavam deitados na cama ouvindo ‘Reminiscing’”, diz Goble, “e ele pedia a ela para tocar de novo e de novo e de novo. Isso foi incrível”.

O que talvez seja o mais surpreendente da história é que a canção é extremamente sofisticada, com grande influência do jazz, com mudanças de tom e uma letra elaborada. Algo, portanto, distante do que sempre foi a obra do ex-Beatle, mas afeita à canção pop e ao rock and roll.

Sucesso e outros elogios

O single com a canção, lançado em 1978, foi o de maior sucesso do grupo australiano nos EUA, alcançando a terceira posição nas paradas Billboard 200 e Cash Box. Além disso, venceu como o Disco Australiano do Ano no King of Pop Awards do mesmo ano e foi homenageado pela Broadcast Music International (BMI) por cinco milhões de reproduções nas rádios americanas, o maior número de qualquer música pop australiana até então.

Segundo Goble, ela foi a canção de maior sucesso de sua banda. “Já esteve em muitos filmes e em muitas trilhas sonoras”. Segundo ele, “Reminiscing” recebeu outro elogio de peso: “Frank Sinatra disse que achava que era a melhor música dos anos 70 do mundo, embora nunca a tenha gravado”. “Mas quando John Lennon chama sua música de uma de suas favoritas, isso realmente importa”, encerra orgulhoso.

Ouça “Reminiscing” abaixo: