Entre o sem fim de histórias envolvendo os Beatles e seus integrantes, esta talvez seja uma das mais surpreendentes por envolver diretamente a obra de John Lennon e as influências que recebeu. A então namorada e assistente May Pang conta em seu livro “Loving John” que, em meados da década de 70, os dois ficavam deitados na cama ouvindo música.
Até aí, nada de tão anormal. O melhor, no entanto, vem a seguir. Lennon encasquetou com uma canção, lançada em 1978, pela banda australiana The Little River Band chamada “Reminiscing”. Segundo conta o próprio compositor, Graeham Gable, à revista Rolling Stone, “ela escreveu em seu livro, ‘Loving John’, que eles ficavam deitados na cama ouvindo ‘Reminiscing’”, diz Goble, “e ele pedia a ela para tocar de novo e de novo e de novo. Isso foi incrível”.
O que talvez seja o mais surpreendente da história é que a canção é extremamente sofisticada, com grande influência do jazz, com mudanças de tom e uma letra elaborada. Algo, portanto, distante do que sempre foi a obra do ex-Beatle, mas afeita à canção pop e ao rock and roll.