Há 22 anos, cantar faz parte da rotina dos integrantes do Grupo Vozes, coral do Sindicato dos Bancários de Santos e Região. Para marcar o aniversário, o coral fará uma apresentação especial, nesta sexta-feira (21), às 19 horas, na sede da entidade.
O Grupo Vozes, além das frequentes apresentações, promove o que chama de “lições de casa”, que são os ensaios de naipe (tipos de voz), de modo que cada um domine sua parte da música.
As “lições de casa” acontecem às terças-feiras, antes do ensaio geral, às 18 horas, para que a maestrina, Simone Schumacher, reúna e harmonize o conjunto de vozes.
O grupo foi criado em 2002, composto por bancárias e bancários e pessoas da comunidade que gostam de cantar e se interessam pelo canto coral. Passou por várias formações nos últimos anos e, atualmente, conta com mais de 30 cantantes.
Desde o início, o coral desenvolve projetos que incluem canções com reflexões sociais e humanistas: música popular brasileira, latino-americana, europeia e africana.
“Nova Esperança”
O trabalho mais recente do grupo é o “Nova Esperança”, desenvolvido no retorno da pandemia de Covid-19, que continua sendo realizado este ano, com novas músicas e outras resgatadas dos projetos anteriores.
Os ensaios acontecem às terças-feiras, das 18 às 20 horas, na sede do Sindicato dos Bancários de Santos e Região, à Avenida Washington Luís, 140, Encruzilhada, em Santos.