Foto: Alécio Cézar

A Cia do Flores, grupo de teatro do ABC Paulista, realiza breve temporada de sua “Trilogia Flores”, no mês de junho, em Santos. O grupo vai ocupar o palco do Teatro Guarany, de sexta (7) a domingo (9), com os espetáculos “Flores Amarelas”, “Flores Vermelhas” e “Flores Brancas”.

O projeto “Trilogia Flores” será composto, ainda, por uma oficina de escrita e por bate-papo com o público, após espetáculo. A companhia foi contemplada pelo ProAC Editais 07/2023 – Circulação de Espetáculo Juvenil,

“Flores Amarelas”

Uma festa em homenagem aos santos da Bahia celebra a boa colheita do cacau. No centro da encenação, a festa dá lugar às fazendas, à mata-deus e às histórias e segredos, que permeiam a vida de Francisco e Davi, um homem trans que trabalha nas terras cacaueiras.

Na medida em que a semente floresce, revelam-se para o público as músicas e sua poesia, as graças e desgraças dos causos da mata-deus, as dores do preconceito e a revelação de uma história prometida, a qual deve ser a mais bonita de todas.

Concepção do espetáculo – Cia do Flores. Dramaturgia e direção – Claudia Jordão. Assistente de direção – Alef Barros – Elenco – Alef Barros, Alessandra Moreira, Fran Rocha, Luan Munhão, Lucas Vedovoto, Josy Santana e Osni Rossi. Composição musical – Alef Barros. Figurino – Josy Santana. Cenário – Mauro Martorelli. Concepção de luz – Claudia Jordão. Produção – Raffael Santos.

“Flores Vermelhas”

Espetáculo que fala de memórias, festa, liberdade, amor, redenção, mas também de dor e de morte. Além de retratar a morte simbólica de uma bonita relação fraternal, também expõe mortes reais causadas pela homofobia, evidenciando como a intolerância não poupa ninguém e pode devastar famílias inteiras, que se tornam prisioneiras da moralidade, do conservadorismo e do preconceito.

Concepção do espetáculo – Cia do Flores. Dramaturgia e direção – Claudia Jordão Elenco – Alef Barros, Alessandra Moreira, Denise Hyginio, Josy Santana, Lucas Vedovoto, Osni Rossi. Composição e direção musical – Alef Barros. Figurino – Josy Santana. Cenário – Mauro Martorelli. Concepção de Luz – Claudia Jordão. Produção – Raffael Santos.

“Flores Brancas”

Três mulheres e três histórias que se cruzam por suas trajetórias de violência, esbarram com as histórias de três atrizes, que fundidas entre verdade e ficção usam o palco para construir um espetáculo-manifesto em celebração à vida das mulheres lésbicas.

Concepção do espetáculo – Cia do Flores. Dramaturgia e direção – Claudia Jordão Elenco – Daniela Rosa, Denise Hyginio, Fran Rocha, Mica Matos. Composição musical – Claudia Jordão, Daniela Rosa, Denise Hyginio, Fran Rocha, Mica Matos. Direção musical – Mica Matos. Concepção de cenário – Coletivo. Produção de cenário – Osni Rossi e Claudia Jordão. Concepção de luz – Claudia Jordão. Técnica de palco – Layane Egídio. Produção – Raffael Santos.

Oficina “Cartas a uma jovem lésbica”

“Cartas a uma jovem lésbica” é uma oficina que tem o propósito de dar visibilidade às vozes lésbicas através da escrita epistolar. A oficina será mediada pelas atrizes do espetáculo “Flores Brancas”.

O objetivo da companhia é estabelecer um espaço de diálogo e fortalecimento para mulheres lésbicas, incentivando a expressão de suas vivências através da escrita memorialística.

A oficina, segundo o grupo, vai muito além da escrita, pois pretende criar com as participantes conexão de fortalecimento pessoal e coletivo. Sobretudo, deseja promover condições para que mulheres lésbicas se conectem com suas próprias narrativas e fortalecer o vínculo com outras vozes, transformando histórias em ferramentas de transformação e resistência.

Serviço

“Flores Amarelas” – 7 de junho – sexta-feira.

“Flores Vermelhas” – 8 de junho – sábado.

“Flores Brancas” – 9 de junho – domingo.

Sexta e Sábado às 20h – Domingo às 19h.

Entrada gratuita. Retirar ingresso uma hora antes do espetáculo.

Oficina “Cartas a uma jovem lésbica” – 8 de junho – sábado – 10h às 12h.

O Teatro Guarany fica na Praça dos Andradas, 100 – Centro – Santos.