Após engasgar com o leite e ficar alguns minutos sem respirar, uma bebê, de apenas duas semanas, teve suas vias aéreas desobstruídas por dois políciais militares (PMs), em Praia Grande.
A mãe da bebê, Luana da Silva, de 21 anos, disse que teve a ajuda do vizinho, que a levou de carro para buscar socorro. Na altura da Avenida dos Trabalhadores, porém, se depararam com agentes do 45º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
“Já desci do carro e pedi ajuda, pelo amor de Deus. Aí, eles pegaram a minha filha, foram fazendo massagem nas costas dela, tentando desengasgar ela até chegar no hospital”, disse Luana, que é moradora da Vila Sônia.
De acordo com a PM, o procedimento adotado pelos policiais, na madrugada de domingo (26), foi a Manobra de Heimlich, que resultou na desobstrução das vias aéreas da bebê. Segundo a mãe, quando encontrou com os agentes a menina estava “roxa” e “dura”.
Após o primeiro atendimento, todos entraram nos automóveis e se deslocaram ao Pronto-Socorro Central, na Vila Guilhermina. No trajeto, a bebê voltou a respirar.
“Quando chegou ao hospital eles botaram arzinho nela (oxigênio) e ela voltou. Mas foi graças a Deus e aos policiais (que ela está viva)”, ressaltou a mãe. Na unidade de saúde, a menina passou por exames, que descartaram a possibilidade de sequelas.
O que é a Manobra de Hemlich?
A Manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros usada em situações de emergência causadas por asfixia devido à obstrução das vias respiratórias. O procedimento, crucial em casos de engasgo, é aplicável a todas as faixas etárias, incluindo bebês.