O Festival “O Som das Palafitas”, do Instituto Arte no Dique, apresenta dois shows na semana. Nesta quarta (14), às 15 horas, o projeto recebe Afoxoro. Na quinta (15), no mesmo horário, é a vez de Dedé Paraizo, do grupo Demônios da Garoa e compositor das trilhas sonoras do programa Globo Rural.
O evento tem por objetivo promover a democratização de acesso à cultura, a promoção da música brasileira e desenvolver a cadeia produtiva da região ao mesclar artistas da Baixada Santistas com outros de renome nacional.
O Aforoxo representa a simbiose entre o choro e o afoxé, ritmos de origem negra. O grupo é a síntese da linguagem musical diaspórica instrumental e cantada, flertando com o passado e o futuro através da tecnologia de pads e emuladores conectados a violões e tambores.
O objetivo da apresentação é compartilhar as composições instrumentais e cantadas do grupo, uma vez que a cultura negra foi/é transmitida oralmente e, dificilmente, há registros de tais documentos do nosso povo.
Dedé Paraizo, por sua vez, é cantor, compositor e violonista. Desde 2005 integra o conjunto “Demônios da Garoa” como vocal e tocando violão 7 cordas, além de compor muitas canções do grupo.
Ele tem mais de 180 músicas gravadas pelos mais variados artistas. Entre seus sucessos estão “Coral de Anjos (Grupo Sensação), “Pela estrada” (Sérgio Reis), “Juliana” (Araketu), “Papel Principal” (Zeca Pagodinho), “Só Falta Você” (Alcione), “Jogo de Azar” (Só Pra Contrariar), “Tutu à Mineira” (Jair Rodrigues), “Princesa” (Zezé Di Camargo e Luciano). Além das músicas, Dedé também faz trilhas sonoras para reportagens do Programa Globo Rural, da Rede Globo.
Serviço:
Show Afoxoro;
14.6.23, quarta;
Horário – 15h;
Projeto – “O Som das Palafitas Regional”;
Entrada – Livre.
Show – Dedé Paraizo;
15.6.23, quinta;
Horário – 15h;
Projeto – “O Som das Palafitas Nacional”;
Entrada – Livre;
Local: Arte no Dique – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube.