Início Cultura

Festival O Som das Palafitas inicia nova temporada com homenagem à bossa nova

Instituto Arte no Dique celebra apresentações gratuitas de Luizinho 7 Cordas e Armandinho Macedo

Armandinho Macedo - Foto: Nice Gonçalvez

O Instituto Arte no Dique anunciou o início de mais uma temporada do festival O Som das Palafitas, desta vez celebrando a bossa nova, com eventos especiais nos dias 14 e 15 de agosto. A programação inclui shows gratuitos e abertos ao público.

No dia 14 de agosto, às 15 horas, Luizinho 7 Cordas, renomado violonista, sobe ao palco. Luiz Araújo Amorim, conhecido como Luizinho 7 Cordas, nasceu em Marília (SP), em 1946 e, ainda recém-nascido, veio para Santos.

Seu pai, Bráulio Araújo, músico que escolheu os instrumentos cavaquinho e violão, o incentivou com a música e, já aos 6 anos de idade, Luizinho já tocava cavaquinho. Com 12, entrou para o Conservatório Musical do Brasil, em Santos, para aprender violão, mas devido a seus conhecimentos muito avançados, não teve bom aproveitamento nas aulas.

Seu pai, então, procurou o professor Carvalhinho e Luizinho começou a ter aulas no Centro de Violão José do Patrocínio.

Passado algum tempo, ele já ultrapassava seu professor em conhecimento e, ao assistir Maurício Moura tocar violão de 7 cordas, pelo qual já tinha muito interesse, pediu para aprender, uma vez que o tinha em grande estima como um mestre.

Em 1977, Luizinho ganhou o troféu revelação no Festival de Choro da Rede Bandeirantes de Televisão. Pouco tempo depois, iniciou sua parceria com Evandro do Bandolim.

Músico muito requisitado para gravações e shows no Brasil e no exterior, acompanhando instrumentistas e cantores famosos, hoje, aos 70 anos recém-completados, é considerado um dos melhores violonistas de 7 cordas em atividade no país.

É professor da Escola de Música Uirapuru, em São Paulo, e patrono da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, do Clube do Choro de Santos.

Clássico e popular

Já no dia 15 de agosto, quinta-feira, às 15 horas, o festival apresenta o show “Do clássico mais popular ao popular mais clássico”, com Armandinho Macedo e Yacoce Simões, acompanhados pelo Coletivo Querô.

Armandinho, em parceria com o maestro Yacoce, mescla clássicos da música erudita com a percussão afro-brasileira, proporcionando uma experiência musical única.

O repertório de Armandinho inclui composições de Mozart, Beethoven, Bach, entre outros grandes nomes da música clássica, além de canções como “Chame Gente”, parceria dele com Moraes Moreira, e o clássico “Brasileirinho”.

Serviço

Evento: Festival O Som das Palafitas 2024.

Show: Luizinho 7 Cordas e convidados.

Data: 14 de agosto.

Local: Instituto Arte no Dique – Av. Brig. Faria Lima, 1.349 – Rádio Clube, Santos.

Horário: 15 horas.

Entrada: Gratuita.

Primeiro Nacional: Armandinho Macedo e Yacoce Simões com Coletivo Querô.

Show: “Do clássico mais popular ao popular mais clássico”.

Data: 15 de agosto.

Local: Instituto Arte no Dique.

Horário: 15 horas.

Entrada: Gratuita.

Sair da versão mobile