O Samba das Três é um projeto do Instituto Arte no Dique, de valorização da cultura da Roda de Samba, realizado mensalmente, sempre às 15 horas, na sede da ONG, em Santos. O evento é gratuito e conta com a presença de intérpretes e músicos da Baixada Santista.
Nesta sexta-feira (26), a roda de samba contará com Edison Cabeça, Paulinho Ribeiro, Arizinho 7 cordas, apresentação da cantora Joh Correa, além de Giba do Sapatinho como convidado especial.
Entre os destaques do samba santista está Gilberto de Oliveira (Giba, Giba do Sapatinho), compositor, cantor, apresentador e locutor.
Cabo do Samba condecorado pelo “Estado Maior do Samba” em Santos (por J. Muniz Jr.) durante o Dia do Samba, Giba é membro sócio efetivo do Sindicato Nacional dos Compositores Musicais desde 10/07/1989.
É autor e detentor dos direitos autorais de diversas composições premiadas, como Troféu de Melhor Samba De Santos sob o tema “Pra ver a Banda Passar”, em 1990 (homenagem a C. B. Holanda), em parceria com Santaninha; Medalha de Honra ao Mérito concedida pelo “Estado Maior do Samba”, pelos trabalhos realizados em 2021.
O Samba das Três
“As rodas de samba sempre foram um encontro de festividade, cultura e representatividade das comunidades de periferia de todo o país. Muitas vezes, os encontros traziam um envolvimento e significados ainda maiores do que a musicalidade em si”, declarou o presidente do instituto, José Virgílio Leal de Figueiredo.
“A coletividade e o senso de comunidade gerados por esse meio, reforça o amor pelas raízes e território. Dessa forma, desejamos impactar centenas de pessoas através da música e da cultura nascida nas periferias do Brasil”, ressaltou.
O Samba das Três é viabilizado com recursos de emenda parlamentar, encaminhada pela deputada estadual Leci Brandão (PCdoB), através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Serviço
O Samba das Três – Edison Cabeça, Paulinho Ribeiro, Arizinho 7 cordas, apresentação da cantora Joh Correa e Giba do Sapatinho como convidado especial;
26.5.23 (sexta-feira), 15h;
Local – Sede do Arte no Dique: – Rua Brigadeiro Faria Lima, 1.349, Rádio Clube, em Santos;
Gratuito.