Início Cultura

Fanzine celebra 35 anos de trabalho, inclusão e cultura da Associação Projeto Tamtam

Evento multicultural, com apresentação do coral, marca lançamento da publicação gratuita em homenagem ao projeto santista

Foto: Divulgação

A Associação Projeto Tamtam celebra 35 anos de atividades dedicadas à inclusão e à cultura. O evento será neste domingo (3), às 17 horas, com o lançamento do “Fanzine Cultural 35 Tamtam”, na Casa das Culturas (Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova, em Santos).

A publicação, organizada por Sérgio Furtado e Cristina Sara, é composta por 35 páginas repletas de imagens, depoimentos e textos que representam a trajetória da instituição. Para marcar o evento, o Coral Tamtam fará uma apresentação especial.

A celebração faz parte de uma série de eventos que vêm sendo realizados ao longo do ano, como a “Semana do Cuidar”, em maio, e as apresentações de “Unir-versos”, em outubro, que já reuniram mais de mil espectadores com mensagens de inclusão e representatividade.

Todas as atividades promovidas pelo projeto buscam não apenas visibilidade, mas também oportunidades de trabalho e inserção social para pessoas com deficiência.

Trajetória

Fundada por Renato Di Renzo, a Associação Projeto Tamtam atua há mais de três décadas na promoção da diversidade, da cultura e da saúde mental em Santos.

Com sede no Café Teatro Rolidei, no Centro de Cultura Patrícia Galvão, a Tamtam atende, gratuitamente, mais de 160 pessoas, diariamente, oferecendo oficinas e atividades em áreas como teatro, dança, literatura, customização de materiais, canto e musicalização.

“O Tamtam é memória e resistência. São 35 anos de trabalho, e precisamos sempre dar voz aos loucos e aos profetas, porque é isso que mantém a nossa cabeça e o nosso coração no lugar”, afirmou Renato Di Renzo, fundador da associação, para quem o fanzine é uma extensão desse propósito.

“Comemorar esses 35 anos de inclusão de verdade vai muito além dos anos temporais. É um trabalho de resiliência que nunca se curvou aos velhos hábitos de pena ou de uso das pessoas em sua diversidade”, destacou Cláudia Alonso, arte-educadora e coordenadora do Tamtam. “Tenho extremo orgulho de fazer parte desse trajeto”.

Registro de um trabalho pioneiro

O fanzine “TAMTAMTRINTACINCO ANOS DE MEMÓRIA E RESISTÊNCIA” será distribuído gratuitamente e se apresenta como um registro impresso do trabalho pioneiro da associação. Além de relembrar a jornada do projeto, a publicação reforça o espírito de vanguarda e resistência que caracteriza a iniciativa.

Sair da versão mobile