O Clube do Choro de Santos inicia uma série de eventos que serão realizados até o final deste ano. Nesta quinta-feira (31), haverá o lançamento do livro “Tia Amélia – o piano e a vida incrível da compositora” (Editora Tipografia Musical).
A biografia da pianista e compositora foi escrita pela produtora cultural e jornalista Jeanne de Castro. A partir das 18 horas está prevista conversa com a autora.
Em seguida, às 20 horas, a tradicional roda de choro, com o duo Choro de Bolso, Marcos Canduta (violão) e Débora Gozzoli (flauta), além de Edinho Schmidt (pandeiro) e Danilo Oliveira (baixo).
Desde o lançamento na Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo, em março de 2024, Jeanne de Castro tem sido convidada a ministrar palestras em universidades, associações culturais e festivais em todo os país. Desta vez, será no Clube do Choro de Santos.
A obra é fruto de uma parceria entre Jeanne e o pianista Hercules Gomes. Em 2018, ele apresentou o projeto de gravação do álbum “Tia Amélia Para Sempre”, gravado pelo Selo Sesc e lançado em janeiro de 2020.
A qualidade da composição e a interpretação do CD e dos shows de lançamento cativaram o público, além de um trabalho minucioso de resgate de 30 partituras escritas por Hercules Gomes para salvaguardar a obra de Tia Amélia.
A autora
Nascida em São Paulo, formada em jornalismo, Jeanne atua há mais de 20 anos como produtora cultural. Foi uma das produtoras do programa “Brasil Toca Choro” (TV Cultura – 2018), idealizadora, corroteirista e produtora da websérie “Izaías e a Memória Viva do Choro” (YouTube – 2021) e do CD “Tia Amélia Para Sempre”, do pianista Hercules Gomes (Selo Sesc – 2020), entre muitos outros projetos.
Foi selecionada em primeiro lugar no edital Proac 2022 – Literatura Não Ficção – para escrever a biografia de Tia Amélia.
Serviço
Lançamento de livro: “Tia Amélia – o piano e a vida incrível da compositora”;
Local: Clube do Choro de Santos;
Endereço: Rua XV de Novembro, 68 – Centro de Santos;
Data – 31 de outubro de 2024;
Horários: conversa com autora a partir das 18h; roda de choro a partir das 20h;
Gratuito.