O artista baiano Edu Guimarães - Foto: Divulgação

O palco do projeto cultural Chorinho no Aquário, em Santos, abre espaço neste sábado (27) para receber, pela primeira vez, o artista baiano Edu Guimarães, com o show “Músicos e Poetas”. Conforme o nome define, a proposta é reverenciar a obra homônima do grande músico Sivuca.

Do ponto de vista sonoro, a difusão da sanfona e suas ricas possibilidades dentro do cenário da música brasileira se alia a um aprimorado repertório de música instrumental.

“Sempre que tive contato com a poesia e isso, especialmente com Drummond, a música me atravessava com outra intensidade. Então, pensei, porque não juntar isso num show e oferecer essa mesma experiência ao público?”, relatou Edu, sobre sua inspiração para a gravação do álbum que deu nome também ao show.

A apresentação terá espaço para declamação (a parte referente à poesia ficará a cargo da rapper Preta Jô), canções autorais e passeará pelo jazz, bossa, choro e frevo, com releituras e influências de grandes nomes da música instrumental, como Dominguinhos, Hermeto Paschoal e o próprio Sivuca.

O artista destacou, ainda, uma relação afetiva com a cidade. “Já estive em Santos outras vezes, no Sesc, em projetos de seresta, mas esta é a primeira vez que vou ter a honra de fazer no Chorinho no Aquário. Estou muito feliz, pois desperta um sentimento de lar em mim. Toquei em temporadas de navios de cruzeiro, e ao avistar Santos era como se estivesse voltando pra casa”.

Edu Guimarães é músico, compositor, arranjador e professor de piano e sanfona. Tem quatro álbuns lançados. Atualmente mora em Campinas, onde tem se dedicado a gravações, trilhas e direção de projetos ligados à dublagem. Prepara, também, um novo álbum unindo música instrumental com a afro-brasileira.

Compõem o quarteto com Edu (na sanfona) para o show deste sábado os músicos João Casimiro (bateria), Gustavo de Medeiros (guitarra) e Ramon Del Pino (baixo).

A apresentação de Edu Guimarães 4ºTeto está contemplado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural), governo do estado de São Paulo.

O projeto Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, com apoio institucional do Clube do Choro de Santos, e patrocínio das empresas Santos Brasil, Autoridade Portuária de Santos (APS) e Terminais AGEO, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Serviço

Projeto Chorinho no Aquário;

Local: Praça Vereador Luiz La Scala – Aquário Municipal – Ponta da Praia – Santos;

Dia/Horário: todos os sábados, das 18h às 19h30;

Entrada gratuita.

Em caso de chuva, a programação pode sofrer alteração e ser remarcada para outra data.