Eddie Van Halen - Foto: Anirudh Koul from Montreal, Canada/Creative Commons

Por Julinho Bittencourt, da Revista Fórum

Morreu na manhã desta terça-feira (6), Eddie Van Halen, 65 anos, um dos maiores guitarristas da história do rock. A notícia foi confirmada por seu filho, o baixista Wolfgang Van Halen, que integrava a banda que trazia o nome do pai.

A morte se deu em decorrência de câncer na garganta, contra o que ele estava batalhando havia anos.

Na mensagem, Wolfgang diz que Eddie era o melhor pai que ele poderia desejar, e todos os momentos junto com ele, dentro e fora do palco, foram inacreditáveis.

Ele morreu no Hospital St. Johns, em Santa Monica. Sua esposa, Janie, estava ao seu lado, junto com seu filho, Wolfgang, e Alex, irmão e baterista de Eddie.

Os médicos descobriram que o câncer na garganta havia se transferido para seu cérebro, bem como para outros órgãos. Nas últimas 72 horas, seu estado de saúde se agravou muito.

Quimioterapia

De acordo com fontes do hospital, ele teve algumas internações no ano passado, inclusive com problemas intestinais, e recentemente passou por uma rodada de quimioterapia.

Fumante inveterado por longos anos, Eddie Van Halen voou entre os EUA e Alemanha por várias vezes nos últimos cinco anos para fazer radioterapia. Ele acredita que desenvolveu câncer na garganta por causa de uma palheta de metal que costumava segurar na boca há mais de 20 anos.

Em 2012, Eddie ficou em primeiro lugar em uma pesquisa entre leitores da revista “Guitar World” para eleger o melhor guitarrista de todos os tempos.