O calendário de atividades do Carnaval santista sofrerá alterações para o ano de 2024. Ao longo da festa que inaugurou as atividades, no último sábado (16), o prefeito Rogério Santos anunciou duas novidades para o desfile das escolas de samba no ano que vem.
“Este ano, vamos pagar em parcela única a contribuição da prefeitura às escolas de samba”, afirmou o prefeito.
Além disso, o secretário de Cultura, Rafael Leal, informou que haverá outras alterações para o evento carnavalesco.
O número de julgadores por quesito vai subir de três para quatro. Também mudou o número obrigatório de carros alegóricos que cada escola deverá levar para a passarela: dois no Grupo de Acesso e três no Grupo Especial.
No Carnaval 2024, as duas últimas colocadas do Grupo Especial vão cair para o Grupo de Acesso. Para o ingresso à elite do samba santista nada muda: apenas a campeã do Acesso sobe para o Especial. “Essas mudanças, feitas em comum acordo com a Liga, visam aumentar a competitividade do nosso carnaval”, afirmou o secretário de Cultura.
Reunião em Brasília
Outro ponto destacado durante a festa foi o trabalho em conjunto entre a prefeitura e a Liga Independente Cultural das Escola de Samba de Santos (Licess). “Os presidentes das agremiações foram à Brasília, na semana passada, para buscar parcerias com o governo federal, visando melhorar o Carnaval dos próximos anos. Acredito que esta união entre diferentes poderes públicos vai render coisas boas”, comentou o presidente da Licess, Fábio Przygoda.
O dia de festa também teve espaço para duas homenagens. O Embaixador e Cidadão Samba de 1993, Sérgio Raimundo Marcelino, o Caju, recebeu uma placa pelos 55 anos dedicados ao samba. Foi respeitado, também, um minuto de silêncio, em memória ao General do Samba, Ildefonso dos Santos Filho, que morreu no dia 15 de setembro.