Sérgio Camargo - Foto: Reprodução/Facebook

Por Julinho Bittencourt, da Revista Fórum

Sob o pretexto da mudança de critérios para homenagear só os vivos, o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, excluiu da lista do órgão das Personalidades Negras nomes como Milton Nascimento, Gilberto Gil, Martinho da Vila, Leci Brandão, Conceição Evaristo, Zezé Motta e Alaíde Costa, entre outros.

Veja a lista:

O caso foi parar, na manhã desta quinta-feira (3), entre os assuntos mais comentados do Twitter, com várias manifestações contrárias às retiradas das homenagens.

A portaria, que passou a valer a partir de 1 de dezembro, diz que a indicação, inclusão e exclusão das personalidades deverão ser precedidas de procedimento administrativo, contendo o nome, a biografia e a motivação do ato.

O nome deverá ser aprovado pela diretoria da Fundação Palmares e, em caso de impugnação, caberá à Comissão Técnica a análise do pedido, podendo acatar ou indeferir, no prazo de 30 dias, prorrogável uma vez por igual período.

Em caso de indeferimento, o requerente poderá apresentar recurso à Comissão Técnica, a qual, se não o reconsiderar no prazo de cinco dias úteis, o encaminhará, por meio do presidente da Fundação Cultural Palmares, à diretoria para julgamento, no prazo de 30 dias.

Veja alguns tuítes abaixo:

https://twitter.com/_aldojr_/status/1334498042733617153
https://twitter.com/godinreverse_/status/1334499862512082944