O curta-metragem “Na Flor D’água” é definido pelos autores como um documentário poético, livremente inspirado em “O Velho e o Mar”, de Ernest Hemingway.
A partir de uma aproximação entre o personagem Santiago e o pescador Corujinha, da comunidade Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá, o filme busca narrativas da pesca artesanal na Baixada Santista, explorando as conexões entre literatura e realidade, vida e ficção.
“Na Flor D’água” é o segundo trabalho do coletivo “(A)gente” realizado com a comunidade de Santa Cruz.
“Depois do primeiro filme, ‘Pouca Farinha, muito mar’, nos sentimos conectados a pessoas, locais e histórias que vivenciamos. Decidimos, então, tentar um novo processo de pesquisa sobre o assunto da pesca”, relatou Fernando Gois, roteirista e editor do filme.
“Partimos, dessa vez, da relação com o livro ‘O Velho e o Mar’, de Hemingway, refizemos contato com a comunidade da Pouca Farinha e ampliamos a pesquisa, também, para Santos e Ubatuba, registrando as festas de Iemanjá e São Pedro, ambas entidades ligadas ao mar e à pesca. O fio condutor é a pesca, as relações entre a literatura e as histórias dos pescadores e pescadoras reais”, contou.
O coletivo (A)gente pesquisa a intervenção urbana e as linguagens artísticas como dispositivos relacionais, no encontro entre as artes visuais, teatro e literatura.
Formou-se em Santos, em 2018, com os artistas Natália Brescancini (artes visuais) e Erik Morais (teatro), que se reuniram para investigar os diálogos entre corpo e cidade, narrativas e memórias, poesia e imagem.
Com “Invasões Poéticas”, o grupo transita por cidades diversas, estabelecendo parcerias com diferentes artistas em projetos aprovados em editais municipais e estaduais. Atualmente, dedica-se, também, ao audiovisual, finalizando seu 2º documentário poético.
“Na Flor D’água” foi contemplado pelo ProAC 38/2022 – Cidadania Cultural, produção e realização de Projeto Cultural/Cultura Popular, Caiçara, Indígena e Quilombola.
Exibições programadas
Estão marcadas duas exibições do curta, uma, inclusive, no local onde foi filmado. Confira a agenda:
Quinta-feira (27), às 18 horas, na Futrica Economia Criativa, em Santos, à Rua Quinze de Novembro, 146 – Centro.
Sexta-feira (28), às 20 horas, no Centro Comunitário Esportivo José Luiz Ribeiro, à Rua Messias Borges, 1.000, em Santa Cruz dos Navegantes, Guarujá.
Ficha técnica
Produção: Coletivo (A)gente;
Direção: Erik Morais;
Roteiro: Erik Morais e Fernando Gois;
Direção de Arte: Natália Brescancini;
Direção de Fotografia: Andrey Haag;
Trilha Sonora: Renato Ribeiro;
Montagem e edição: Andrey Haag e Fernando Gois;
Participação: Célia Faustino;
Entrevistados: Corujinha – Luiz Antonio da Conceição e Marco Antonio Pires;
Entrevistada: Gleice Pereira.