O Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos reuniu mais de 2 mil pessoas em sua programação, que aconteceu gratuitamente na ETEC Aristóteles Ferreira.
“Ficamos imensamente satisfeitos com o público diversificado, em boa parte formado por jovens, que ajuda a renovar esse contato com artistas e agentes culturais da região. Conseguimos oferecer um conteúdo de alto nível nos bate-papos e palestras, reforçando Santos como epicentro cultural e de vanguarda”, destacou o idealizador do projeto, André Azenha.
“A realização da programação em uma escola pública é algo que buscávamos, para resgatar uma era da cultura fortemente presente nesse ambiente estudantil. E a ETEC Aristóteles Ferreira recebeu adolescentes e jovens das nove cidades da Baixada. Fomos muito bem recebidos pela diretora Fabiana Golz”, ressaltou a produtora do evento, Paula Azenha.
A abertura contou com homenagens à produtora Juliana Luiz. Mulher, negra, ao receber a placa comemorativa e subir ao palco junto de sua família, ela evidenciou a importância da ocasião, já que eventos culturais tendem a dar protagonismo à população negra apenas no mês de novembro, Mês da Consciência Negra.
“É preciso que esse protagonismo aconteça durante todo o ano, como nesta noite”, afirmou.
Na mesma noite foi realizada a Palestra Representação da População Negra, ministrada pelo professor e escritor Celso Ronald, autor do livro “Tarzan: O Macaco Branco”.
O maestro Fernando Pompeu foi homenageado e subiu ao palco para receber a placa com o grupo “Broadway Voices”, que deu um “spoiler” do espetáculo que apresentarão no fim de 2022, para celebrar uma década de existência. Foram apresentadas as canções do musical “Chicago” e “Roda Viva”, de Chico Buarque.
Evento teve feira criativa e exposições com fotos de uma década de atividades de outra de desenhos
O Culturalmente Santista, que surgiu como site para registrar as histórias de artistas e agentes culturais de Santos e região e depois virou fórum cultural, teve nesta edição feira criativa e exposições com fotos de uma década de atividades e outra de desenhos, “Nossos Personagens em Santos”, coordenada pelo quadrinista Denis Dym Freitas. No encerramento aconteceu intervenção artística do DuoLofi e Maurão Dubkilla.
O Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos é produzido pelo Instituto Cinezen Cultural a partir de recursos da Secretaria Municipal de Cultura e emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza (PT). Conta com apoios da ETEC Aristóteles Ferreira, TV Tribuna (afiliada Rede Globo na Baixada Santista e Vale do Ribeira), cursos de Publicidade e Propaganda da UniSantos, Multimídia da Unisanta, Novotel, Restaurante Beduíno, Padaria Nova Princesa e Gardênia Flores. É idealizado pelo jornalista e produtor André Azenha e dirigido por André e Paula Azenha. Outras informações no site, Facebook, YouTube e Instagram.