Divulgação/Arquivo

Presente no calendário oficial do município, o Culturalmente Santista: Fórum Cultural e Criativo de Santos realiza sua 11ª edição até esta quarta-feira (30). O evento ocorre no auditório da ETEC Aristóteles Ferreira, com realização do Instituto Cinezen Cultural.

O tema central é “Desafios da Cultura: Empreendedorismo, Inteligência Artificial, Educação e Saúde Mental”.

O projeto tem programação gratuita e aberta ao público, mas é preciso fazer inscrição online, tanto para os bate-papos e palestras, como para o workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos (é a mesma turma para os dois dias de workshop).

As inscrições gratuitas para as atividades podem ser feitas neste link. Para ter mesa na feira criativa, é preciso fazer inscrição gratuita enviando e-mail para [email protected] com nome completo do artista/artesão, tipo de obra (pintura, livro, artesanato etc), RG, CPF, endereço e mini histórico com até 10 linhas descrevendo o trabalho e aguardar resposta de confirmação.

Em relação à feira, são levados em consideração o tipo de obra ou produto que o artista/artesão faz, se é de Santos e região etc. E há confirmação por e-mail.

Feira, exposição em homenagem a Pelé e tributo a Barão Vermelho

Na segunda-feira (28), às 19 horas, abertura da exposição Culturalmente Pelé, com artes feitas por designers gráficos de várias partes do Brasil, sob curadoria da designer santista Márcia Okida. Já a camiseta da equipe do evento conta com pintura de Waldemar Lopes retratando o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro.

No mesmo horário começa a feira criativa. O evento não cobra pela locação das mesas.

Troféu Culturalmente Santista para Associação Projeto TAMTAM

Às 19h45, dentro do auditório, com capacidade para 200 pessoas, acontece a entrega do Troféu Culturalmente Santista à Associação Projeto TAMTAM, organização não governamental que trabalha a diversidade e a inclusão social por meio da Arte em Santos.

O Projeto TAMTAM tem como objetivo promover saúde mental, inclusão social, educação e acesso à arte e à cultura. Renato Di Renzo, arte-educador, pedagogo e diretor teatral, criou, em 1989, esta forma simples e clara de lidar com as questões da “dor mental” e/ou da deficiência: sendo generoso e verdadeiro, sem ser institucionalizado.

As atividades promovidas pela entidade são: teatro, dança, literatura e poesia, customização e reutilização de materiais, canto e musicalização, além de oficinas, palestras e ações junto   à comunidade. A instituição atende gratuitamente mais de 160 beneficiários diretos, diariamente, e suas famílias.

 Tributo a Barão Vermelho

Logo após as homenagens, haverá o Tributo a Barão Vermelho, incluindo canções da fase clássica do grupo e das carreiras solos de Cazuza e Frejat.

Workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos

Com 30 vagas, o workshop é ministrado pelo experiente desenhista e professor Alexandre Valença Alves Barbosa, durante terça (29) e quarta (30), sempre às 16h20. Como resultado, os alunos são estimulados a desenhar personagens inseridos na cidade de Santos.

Alexandre, mais conhecido como Bar, foi responsável pela primeira coluna sobre histórias em quadrinhos no jornal A Tribuna e organizado o evento Steampunk Santos.

Programação completa

28 de agosto (segunda);

19h – Início da feira criativa e abertura da exposição Culturalmente Pelé Rei (em homenagem ao Rei do Futebol), na área externa ao auditório;

19h45 – Cerimônia de abertura no auditório da ETEC: homenagem à Associação Projeto TAMTAM e Tributo ao Barão Vermelho com a Banda Netuno (auditório).

29 de agosto (terça-feira);

9h30 às 21h – Feira criativa na área externa ao auditório;

10h – Ensino da arte, com Wanderley Camargo (coordenador dos cursos de Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda da Unisantos), Márcia Okida (designer gráfica, criadora do curso de Multimídia), Waldemar Lopes (artista plástico, professor). (auditório);

14h – Bate-papo O Mercado de Animação no Brasil, com Aline Gasparin (coordenadora de produção da Mauricio de Sousa Produções) (auditório);

16h20 – Workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos, com Alexandre Valença Alves Barbosa (desenhista, professor) (auditório);

19h30 – Bate-papo Inteligência Artificial: Transformações na Cultura e na Sociedade, com Márcio Piva (professor universitário de Inteligência Artificial e proprietário da A2CM Tecnologia) (auditório).

30 de agosto (quarta-feira);

9h30 às 21h – Feira criativa, na área externa ao auditório, área externa ao auditório;

10h – Bate-papo Cultura geek: mercado e oportunidades, com Rafael Leal (secretário de cultura de Santos) e Fabio Gomes Ribeiro (Santos Comic Expo) (auditório);

14h – Bate-papo Games, mercado e desafios, com Fábio Oliveira, empresário (Moove Games e Burgerama) (auditório);

16h20 – Workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos, com Alexandre Valença Alves Barbosa (desenhista, professor);

19h30 – Bate-papo Saúde Emocional e Cultura, com Fernando Venturini (psiquiatra), Márcia Atik (psicóloga) e Renato di Renzo (arte-educador, diretor teatral e criador do Projeto e Rádio TAMTAM, há 34 anos) (auditório);

O Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos, edição 2023, é realizado com recursos do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, por meio do PROAC Editais, tem apoio de emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza, apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, apoios da ETEC Aristóteles Ferreira, Rizzieri Eventos, Gardênia Flores. A direção é dos produtores culturais André Azenha e Paula Azenha.

Outras informações: Site, Facebook, Instagram e YouTube.