Início Cultura

Começam videoaulas sobre “Ressignificando a Semana de Arte Moderna de 1922”

Serão duas videoaulas por mês, com diversas temáticas, destinadas professores de Arte, Língua Portuguesa, História e educadores de Artes Visuais da rede pública municipal de Santos

Foto: Reprodução

As primeiras videoaulas do projeto “Ações Formativas: Ressignificando a Semana de Arte Moderna de 1922” acontecem nesta terça-feira (17) e quinta (19).

A formação faz parte da programação da Semana de Arte Transmoderna da Baixada santista 2022 – SAT22/BS, uma realização do Fórum da Cidadania em parceria com a Secretaria de Educação de Santos (Seduc), para lembrar o centenário da Semana de Arte Moderna comemorado no próximo ano.

Serão duas videoaulas por mês, de agosto a dezembro de 2021, com diversas temáticas, destinadas a professoras e professores de Arte, Língua Portuguesa, História e educadores de Artes Visuais da rede pública municipal de Santos.

O formato será online, com duração máxima de duas horas. A cada mês uma convidada ou convidado apresentará um tema, seguido de intervenção e conversa para contextualizar a escolha da obra e a Semana de 22. Ao final das apresentações haverá debate com participantes e convidados.

Na abertura, o advogado e jurista Sérgio Sérvulo da Cunha, idealizador do evento SAT22/BS, fará uma saudação em nome do Fórum da Cidadania de Santos. Em seguida será apresentado o tema deste mês “Conjuntura sociopolítica do mundo e do Brasil predominantes nas duas primeiras décadas do século XX (1900 a 1920)”, pelo escritor, poeta, jornalista e crítico literário Flávio Amoreira. A apresentação artística fica por conta da bailarina e atriz experimental Tatiana Justel.

Programação completa

Agosto

Dia 17/08/21 – terça feira – das 14h às 16h.

Dia 19/08/21 –  quinta-feira das 9h às 11h  

Abertura: Sérgio Sérvulo. Idealizador da proposta de comemorar o centenário da Semana Moderna de 1922. Jurista, filósofo e professor, autor de vários livros e artigos. Foi procurador do estado de São Paulo, vice-prefeito de Santos, entre outras diversas e importantes atividades desenvolvidas.

Tema do mês: “Conjuntura sociopolítica do mundo e do Brasil predominantes nas duas primeiras décadas do século XX (1900 a 1920)”.

Palestrante: Flávio Amoreira. Escritor, poeta, jornalista e crítico literário e curador da Semana Transmoderna pelo Fórum da Cidadania. Publicou 14 livros entre poesias, contos e romances.

Artista convidado: Tatiana Justel. Bailarina, atriz experimental, performer, personal trainer com especialização em Pilates.

Setembro

Dia 21/09/21– terças-feiras – das 14h às 16h.       

Dia 23/09/21 – quintas-feiras – das 9h às 11h.

Tema do mês: “Síntese das contribuições e inovações da Semana nas diversas áreas artísticas: Artes Plásticas, Literatura e demais manifestações estéticas”.

Recorte proposto: Foco nas Artes Plásticas, com ênfase às participações e contribuições das artistas mulheres: Anita Malfatti, Zina Aita, Tarsila do Amaral.

Palestrante: Carlota Cafiero. Jornalista com experiência na cobertura cultural, colunista de arte e colaboradora do jornal A Tribuna, historiadora e professora de curso superior.

Artista convidado: Carlos Oliveira. Cineasta, videomaker e produtor cultural. Estudou cinema e vídeo no Senac e nas Oficinas Culturais do Governo do Estado de São Paulo. No audiovisual, exerce as funções de: diretor, produtor, roteirista, fotógrafo, cinegrafista, editor, finalizador e designer gráfico. Atuou em programas de televisão local e em produtoras de vídeo. Foi professor do curso de cinema do Centro Europeu Santos. Em geral, seus trabalhos têm temas ligados à História, memória, patrimônio e meio ambiente.

Outubro

Dia 19/10/21 – terças-feiras – das 14h às 16h.

Dia 21/10/21 – quintas-feiras – das 9h às 11h.

Tema do mês: “O legado da Semana de Arte Moderna para o ensino moderno da arte na educação formal e não formal”.

Palestrante: Ana Kalassa. Artista plástica, arte educadora e professora universitária, doutora em História pela PUC de São Paulo e mestre em artes, licenciada e Bacharel em Educação Artística pala Universidade Estadual de Campinas.

Artista convidado: José Simonian. Instrumentista (sax e flauta), compositor, arranjador e diretor da Escola Simonian de Música. Bacharel em flauta pela Faculdade de Música de Santos. Transita entre o erudito e o popular, com passagens por Orquestras Sinfônicas, Grupos de Câmara, Jazz, Chorinho e de Música Popular. Na discografia, um clipe, oito CDs (dentre eles a Trilogia Brasileira com participações especiais: “Ouvi do Brasileiro” (Teco Cardoso e Jericó) “Um ano Brasileiro” (Toninho Carrasqueira, Bocato e Tomati) e “Lembrança Brasileira” (Robeto Sion, Vinícius Dorin e Rogério Wolf), um DVD com arranjos, orquestração, arregimentação e regência. Escreveu concertos e suítes sinfônicas. Fez shows na Europa (Alemanha e Espanha) e teve participações ao lado de Paulo Moura, Artur Maia, Rosa Passos, André Mehmari, Victor Biglioni, Wagner Tiso e Zé Menezes.

Novembro

Dia 16/11/21 – terça-feira – das 14h às 16h.

Dia 18/11/21 –  quinta-feira – das 9h às 11h.

Tema do mês: “Os desdobramentos e inovações resultantes da Semana de 22 na Cultura Nacional em geral e de forma específica em Santos e Região, nas décadas seguintes”.

Recorte proposto: Contexto e reverberação:

  1. Contextualização / Séc. XIXX.
  2. Vanguardas do Século XX.
  3. Reflexos das Vanguardas no Movimento Modernista.
  4. Reverberações modernistas no Brasil.
  5. Reflexos do Movimento Modernista em Santos.

Palestrante: Gilson de Melo Barros. Dramaturgo, artista multimídia, professor universitário, diretor do TEP – Teatro Experimental de Pesquisas.

Artista convidado: Miriam Vieira. Atriz, diretora de teatro, produtora cultural e Afroempreendedora.

Dezembro

Dia – 7/12/21 – terça-feira – das 14h às 16h.  

Dia – 9/12/21 –  quinta-feira – das 9h às 11h.

Tema: “A programação do evento, Semana Transmoderna, com destaque para os principais atores culturais proponentes desta Semana”.

Palestrante: Flávio Amoreira. Escritor, poeta, jornalista e crítico literário e curador da Semana Transmoderna pelo Fórum da Cidadania. Publicou 14 livros entre poesias, contos e romances.

Artista Convidado: Danilo Nunes. Formado em História, é ator, arte-educador, cantor, compositor e pesquisador nas áreas de cultura caiçara e popular.

Sair da versão mobile