Novembro e dezembro serão meses muito especiais para os amantes da boa música. O Projeto Choro Patrimônio Santista realizará 17 ações culturais gratuitas na cidade. A ampla programação inclui as tradicionais rodas de choro, oficinas e shows.
Brasileiro e cheio de misturas, o choro é o 53º Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. O pedido foi aprovado no dia 29 de fevereiro de 2024, em decisão unânime do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O Clube do Choro de Santos, organização da sociedade civil de interesse público, junto com o Clube do Choro de Brasília e o Instituto Casa do Choro do Rio de Janeiro, teve importância fundamental na missão de conseguir o registro de patrimônio cultural.
O Clube do Choro de Santos também foi a entidade responsável pela institucionalização do Dia Municipal do Choro, na cidade, em São Paulo, além do Dia Estadual do Choro.
Trajetória do Clube do Choro de Santos
A entidade foi fundada por um grupo de amigos em 23 de abril de 2002, data escolhida para se comemorar o Dia Nacional do Choro, em homenagem a Pixinguinha.
A inauguração aconteceu nas dependências do bar e lanchonete do Sesc Santos. Marcello Laranja fez uma explanação sobre a história do choro, ao lado do conjunto Cinco Companheiros. Inicialmente, a base do clube eram os membros Luiz Antonio Pires, Jorge Maciel, Obed Zelinschi e o próprio Marcello.
Logo em seguida, mais amantes do choro vieram a integrar a diretoria, como Ademir Soares, Paulo Renato Alves, Herlinha de Souza, entre outros.
A primeira sede do clube ficava nas dependências da Sociedade Humanitária, na Praça José Bonifácio. Era uma única sala que servia para encontros e reuniões. Algum tempo depois, no dia 23 de abril de 2008, foi inaugurada a nova sede no calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos.
Todo o trabalho realizado foi feito, voluntariamente, pelos próprios diretores, com pouquíssimos recursos. Infelizmente, após um breve período, o Clube perdeu sua sede, pois o prédio foi vendido. Porém, logo em seguida, conseguiu um novo espaço, na mesma Rua XV de Novembro.
Confira programação do projeto Choro Patrimônio Santista (horários ainda a definir)
Novembro
Rodas de Choro
7/11 – Roda de Choro com Aqui tem Choro;
14/11 – Choro da Casa;
21/11 – Tétrade;
28/11 – Caros Amigos.
Shows
9/11 – Show Aleh Ferreira Convida (Casa das Culturas);
15/11 – Show com Alessandro Penezzi e Fábio Peron (Clube do Choro).
Aula
21/11 – Aula José Amaral (Oficina Chorando na Garoa).
Dezembro
Rodas de Choro
5/12 – Roda de Choro;
12/12 – Choro de Crina;
18/12 – Choro de Breque.
Show
13/12 – Choronas;
19/12 – Renan Bertho e Choro de Breque;
Aulas
6/12 – Aula especial Paulo Baptista (Oficina Metais no Choro);
19/12 – Renan Bertho.
Serviço
Choro Patrimônio Santista: Rodas de Choro, oficinas e shows musicais
Endereços: Clube do Choro de Santos – Rua XV de Novembro, 68 – Centro; Museu do Café – Rua XV de Novembro, 95 – Centro;
Casa das Culturas de Santos – Rua Sete de Setembro, 49 – Vila Nova;
Datas: novembro e dezembro
Valor: gratuito.