Foto: Divulgação

O Cine Comunidade, iniciativa que busca democratizar o acesso ao cinema na Baixada Santista, realizará novas sessões gratuitas, nesta sexta-feira (22).

Em Santos, o Instituto Arte no Dique será o palco de exibições às 10 e às 14 horas, enquanto às 19h30, o projeto chega a Cubatão, no Conservatório Musical, em parceria com a Associação dos Amigos da Banda Marcial de Cubatão (ASABAMG-MARIAC).

As sessões prometem experiências cinematográficas diversificadas: cada uma contará com um curta-metragem de animação brasileira, fruto da parceria com o Santos Film Fest; um curta da Turma da Mônica, viabilizado com a Mauricio de Sousa Produções; e um longa-metragem surpresa. Além disso, os espectadores terão acesso gratuito a refrigerante e pipoca.

História de inclusão

O Cine Comunidade foi criado entre 2011 e 2017 por André Azenha, produtor cultural e fundador do Instituto CineZen Cultural. Durante sua primeira fase, o projeto realizou 102 sessões gratuitas, atingindo cerca de 6 mil espectadores e marcando presença em mais de 30 espaços de Santos.

Locais como o Instituto Arte no Dique, o Projeto Tia Egle, a Associação Projeto TAMTAM, o Núcleo Marapé, a Cinemateca de Santos, a Concha Acústica, a Escola Olga Cury e a Ação de Recuperação Social do Saboó foram alguns parceiros que receberam o projeto.

Em setembro de 2024, com o apoio da Lei Paulo Gustavo, o Cine Comunidade foi retomado com força total. A meta é realizar 30 sessões até o fim do ano, impactando mais de 4 mil pessoas.

Desde a retomada, já foram promovidas exibições em locais emblemáticos, como a Cinemateca de Santos e a Concha Acústica.

A curadoria especial tem apoio do Santos Film Fest e da Mauricio de Sousa Produções. “Nosso objetivo é criar momentos únicos em que o cinema se torna uma ferramenta de transformação e conexão entre as pessoas”, afirmou André Azenha.